O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) liberou para os acamados e idosos com mais de 80 anos a realização da Prova de Vida na modalidade totalmente digital.
A Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do INSS voltou a ser obrigatória para todos os beneficiários desde o dia 1° de Junho. Assim, para realizá-la, em regra, é preciso ir até a agência bancária em que se recebe o benefício para fazer a comprovação.
No entanto, para alguns segurados selecionados já existia também a possibilidade da Prova de Vida Digital. A partir de agora, ela também está disponível para acamados e idosos com mais de 80 anos.
Nesse caso, é preciso fazer o reconhecimento facial no aplicativo do Meu INSS.
Para realizar a Prova de Vida Digital, é preciso ainda que o segurado tenha a sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Dessa forma, caso o beneficiário não possua esse cadastro, ainda é preciso realizar o procedimento no banco.
Passo a Passo da Prova de Vida Digital:
Confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento:
- Primeiramente, acesse o aplicativo SouGov.br. Na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular, “Pendente” ou “Em Atraso”:
- Agora, podem aparecer três situações na tela:
- Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.
- Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
- Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim.
Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
- Então, leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br:
- Agora, no aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”, em seguida, digite sua senha e clique em “Entrar”:
- Em seguida, clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:
- Então, clique em “Permitir”:
- Em seguida, siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto. Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida:
Todas as instruções estão contidas no portal gov.br.
Anteriormente, o INSS publicou em sua página as instruções completas de como baixar o aplicativo e realizar o procedimento. Para visualizar, acesse aqui: Como faço para realizar a Prova de Vida Digital pelo aplicativo SouGov.br?
Por fim, para conferir o calendário atualizado da Prova de Vida 2021, acesse o nosso post aqui.
Quer saber mais? Então confira também:
Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Deixe um comentário