Com certeza muito pouco é falado sobre a revisão para inclusão de parcelas do vale alimentação nos salários de contribuição que integram o cálculo das aposentadorias do INSS.

Nesse post vou abordar esse tema pouco discutido, mas que é extremamente útil para os aposentados do INSS.

Vale alimentação integra o salário de contribuição

Em primeiro lugar, é preciso estabelecer que a jurisprudência já assentou que “o auxílio-alimentação e vale-rancho  pagos em pecúnia (inclusive mediante o fornecimento de tíquetes), ou creditados em conta-corrente, em caráter habitual, integram a base de cálculo da contribuição previdenciária”.(TRF4, AC 5015249-28.2018.4.04.7112, QUINTA TURMA, Relator ALTAIR ANTONIO GREGÓRIO, juntado aos autos em 26/02/2021).

Assim, os valores que o segurado eventualmente recebeu a este título, devem ser consideradas no salário de contribuição do INSS.

Como isso afeta o cálculo das aposentadorias?

Em resumo, os cálculos das aposentadorias do INSS levam em conta uma média aritmética simples dos salários de contribuição do segurado.

Nesse sentido, quanto maiores forem os salários de contribuição, maior será a referida média.

Assim, com a inclusão do vale alimentação nos salários de contribuição, a média contributiva naturalmente aumenta, o que pode vir a impactar a Renda Mensal Inicial do benefício.

A fim de comprovar os valores recebidos a título de vale alimentação, é fundamental apresentar holerites/contracheques referente a cada mês, e pedir a respectiva averbação e cômputo no cálculo do benefício.

Modelo de petição

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo