A Caixa Econômica Federal começou, nesta quarta-feira (20), os pagamentos do saque extraordinário do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).

O saque extraordinário foi anunciado no dia 18 de Março, por meio de uma medida provisória publicada no Diário Oficial da UniãoDessa forma, fica disponível até o dia 15 de dezembro de 2022, o saque de até R$1.000,00 por trabalhador. O Governo informa que os valores bloqueados na conta vinculada do FGTS não ficarão disponíveis para o saque.

Assim, a partir desta quarta-feira, os trabalhadores nascidos em JANEIRO já podem realizar o saque de R$1 mil. A movimentação dos valores será feita por meio do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS.

Caso o trabalhador não deseje receber o Saque Extraordinário do FGTS, basta informar no site ou aplicativo do FGTS para que o débito não seja feito.

Confira o calendário completo dos saques do FGTS:

O governo espera impulsionar o crescimento econômico do país no primeiro semestre do ano. Além de reduzir o endividamento da população de baixa renda.

O que é o FGTS?

O FGTS é uma reserva financeira do trabalhador, depositada mensalmente pelo empregador. Contudo, é uma poupança forçada, que só pode ser sacada em situações específicas, como na demissão sem justa causa ou aposentadoria. Nesse caso, como o trabalhador não pode sacar esses valores, ele tem que receber um rendimento para compensar a inflação. Assim, os valores são remunerados com base em taxas.

Assim, um dos assuntos em alta no momento é a Revisão do FGTS. Anteriormente, no canal do Prev, já publicamos um vídeo em que explicamos o julgamento:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Revisão do FGTS (2021): o que podemos esperar do STF?

STF adia julgamento do FGTS: Preciso entrar com o processo?

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo