A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) garantiu a concessão da Aposentadoria Rural por Idade para um segurado que trabalhava como lavrador e pescador artesanal.

A solicitação do benefício foi negada tanto pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), quanto pelo juízo em primeira instância. A improcedência ocorreu sob a justificativa de que o segurado não teria comprovado o trabalho rural por meio de prova material. Dessa forma, o pescador recorreu da decisão ao TRF1.

Ao analisar o caso, o Tribunal entendeu que todos os requisitos necessários para a concessão da aposentadoria rural foram preenchidos e comprovados:

  • O segurado possuía a idade mínima de 60 anos;
  • Completou o período de carência exigido;
  • Apresentou prova material consistente para comprovar a atividade rural.

Assim, comprovou-se a atividade rural por meio dos seguintes documentos:

  • Certidão de casamento, onde consta a profissão de lavrador;
  • Certidão emitida pela Justiça Eleitoral, onde consta a profissão de rurícola;
  • Carteira emitida pela Secretaria de Aquicultura e Pesca do Paraná (SEAP/PR); entre outros.

Além disso, o TRF1 também considerou que a prova testemunhal apresentada foi consistente e coerente para comprovar a atividade rural. Dessa forma, o Tribunal deu provimento à apelação do segurado e garantiu a concessão a Aposentadoria por Idade Rural.

 

Processo: 1019031-96.2020.4.01.9999

Com informações do TRF1.

Quer saber mais sobre as regras atuais da aposentadoria rural? Então, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo