A 9° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) reconheceu o tempo especial trabalhado em exposição a agentes biológicos infectocontagiosos e químicos de um segurado. A decisão obriga a concessão da Aposentadoria Especial por parte do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Inicialmente, a 3ª Vara Federal de Franca/SP considerou o pedido do segurado como improcedente. De acordo com a Vara, o fornecimento e a utilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) foram eficazes para a proteção do trabalhador. Assim, ele recorreu da decisão ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região.

A decisão do TRF3:

Ao analisar os Perfis Profissiográficos Previdenciários (PPPs) do segurado, o TRF3 concluiu que os EPIs não foram capazes de neutralizar a nocividade dos agentes. Assim, as atividades exercidas expuseram o segurado a agentes prejudiciais a saúde de forma habitual e contínua. Além disso, os documentos apresentados pelo requerente demonstram atividades, de cunho especial, exercidas no período de 1/5/1993 a 14/10/2019. Ou seja, foram mais de 25 anos de trabalho em atividade especial, o que suficiente, perante a Lei, para a concessão da aposentadoria especial.

Dessa forma, a 9° Nona Turma deu provimento à apelação do segurado e determinou a concessão do benefício a partir de 6/12/2019, com base na legislação anterior à reforma previdenciária. Isso porque, o segurado completou todos os requisitos necessário para a aposentadoria antes da mudança na lei.

 

Com informações do TRF3.

Quer saber mais sobre a Aposentadoria Especial? Então, assista o vídeo!

A Aposentadoria Especial é um benefício concedido mediante a comprovação de que o trabalhador exerceu a atividade com exposição a algum agente nocivo definido pela legislação em vigor à época do trabalho realizado.

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo