A 7° Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) garantiu a concessão da Aposentadoria Especial para um operador de fabricação exposto a agentes químicos.

O caso trata da solicitação da concessão da aposentadoria especial, feito por um operador de fabricação em empresa agroquímica que trabalha exposto aos seguintes agentes químicos:

  • Etanol;
  • Gás sulfídrico;
  • Soda cáustica;
  • Ácido clorídrico;
  • Sódio; e
  • Cloro.

Dessa forma, o segurado entrou com uma ação contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), requerendo a aposentadoria com o reconhecimento do tempo especial. Ao analisar o caso, a Justiça Federal em Ribeirão Preto acatou o pedido parcialmente, ao garantir a averbação de apenas parte do tempo de serviço especial do operador. No entanto, o segurado recorreu da decisão ao TRF3, requerendo o reconhecimento das atividades especiais exercidas entre 04/04/2000 e 11/04/2017. Visto que, ele foi exposto aos agentes nocivos de forma habitual e permanente.

Ao analisar o caso, o TRF1 entendeu que, com base na legislação previdenciária e pelas provas apresentadas pelo segurado, ficou comprovado o exercício da atividade especial entre o período solicitado. Os documentos analisados indicavam sim, a exposição habitual e permanente ao etanol, gás sulfídrico, soda cáustica, ácido clorídrico, sódio e cloro. Além disso, o trabalhador também preenchia todos os demais requisitos necessários para a concessão da aposentadoria.

Dessa forma, agora cabe ao INSS a concessão da aposentadoria especial ao operador de fabricação desde Junho de 2017.

Processo: 5004747-71.2018.4.03.6105

Com informações do TRF3.

Quer saber mais sobre as regras atuais da Aposentadoria Especial? Então, assista o vídeo:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo