O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e a Defensoria Pública da União (DPU) assinaram, na última terça-feira (16), um acordo de cooperação técnica que busca ampliar o acesso de segurados a benefícios previdenciários e ao BPC/LOAS (Benefício de Prestação Continuada).

A parceria permite que as unidades da DPU realizem os atendimentos de beneficiários do INSS, por meio de um sistema próprio. Esse sistema destina-se às pessoas hipervulneráveis e analfabetas digitais. Com isso, é possível auxiliar os requerimentos de benefício do INSS através de canais remotos. Além disso, espera-se reduzir a judicialização dos casos de requerimentos de benefícios. Além de auxiliar o INSS a identificar o BPC/LOAS que foi cessado sem comunicar o beneficiário.

Seguindo essa linha, a parceria entre o INSS e a DPU possibilitará a reabertura de processos de requerimentos de BPC/LOAS os quais foram indeferidos na via administrativa. Esses são os casos os quais não foram cumpridas todas as exigências. Dessa forma, caso comprove-se um equívoco no envio da comunicação eles poderão ser reabertos.

Por fim, cabe ao INSS disponibilizar um o sistema de atendimento para que as unidades da DPU estejam preparadas.

Não sabe o que é o BPC/LOAS? Então, assista o vídeo:

O BPC/LOAS é uma prestação paga, no valor de salário mínimo, para idosos maiores de 65 anos ou pessoas com deficiência. Desde que não possuam meios de prover à própria subsistência ou de tê-la provida por sua família.

Veja também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo