O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) determinou a concessão da aposentadoria por invalidez para uma mulher com depressão. A segurada estava afastada do trabalho desde o ano de 2007.

O caso trata de uma segurada que atuou como auxiliar de limpeza e empregada doméstica até 2007. Na época ela sofreu uma entorse (lesões dos ligamentos) no tornozelo e passou a receber o auxílio-doença. A segurada ainda sofria de Transtorno Afetivo Bipolar e Depressão. Ela recebeu o benefício até agosto de 2018, quando o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) cessou os pagamentos. Para o órgão, a perícia constatou que ela teria condições de retomar o trabalho.

Dessa forma, ela solicitou o benefício novamente na via administrativa, mas o INSS negou o pedido. Por conta do indeferimento, a segurada ajuizou uma ação para garantir o restabelecimento do auxílio-doença, ou a conversão dele em Aposentadoria por Invalidez. Visto que ela estava afastada do trabalho desde 2007.

A segurada explicou que, mesmo após o INSS cessar o auxílio, ela seguiu em tratamento médico e que nunca conseguiu recuperar as condições físicas para o trabalho. Além disso, ela ainda disse que após o falecimento do filho, o quadro de depressão se agravou. No entanto, o benefício foi negado pela 25ª Vara Federal de Porto Alegre.

Assim, o processo chegou ao TRF4.

Ao analisar o caso, o TRF4 concluiu que a segurada está totalmente, e permanentemente, incapacitada para o trabalho, devido as suas enfermidades. A decisão foi baseada em exames e laudos médicos apresentados no processo. Dessa forma, o Tribunal determinou que o INSS deverá realizar os pagamentos do auxílio-doença retroativo, desde o requerimento feito pela segurada em 2019. Além disso, o INSS também deverá converter o auxílio em Aposentadoria por Invalidez e implementar os pagamentos no prazo de 20 dias.

 

Com informações do TRF4.

Quer sabe mais sobre a aposentadoria por invalidez? Então, acesse também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev CasosClique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de AdvogadosClique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo