A Lei 14.331/2022, publicada no dia 05 de maio de 2022, trouxe requisitos para a petição inicial em ações de benefícios assistenciais e previdenciários por incapacidade.

Os últimos meses movimentaram, em termos de novidades legislativas, o direito previdenciário, como a nova instrução normativa do INSS (IN 128/2022) e agora a Lei 14.331/2022.

Dessa forma, no texto de hoje eu vou explicar quais são os novos requisitos da petição inicial!

Lei 14.331/2022

Primeiramente, devo alertar aos leitores que o objetivo principal da nova lei não era a imposição de requisitos da petição inicial, mas sim de disciplinar o pagamento das perícias.

Assim, resumidamente, veja como ficou essa questão:

  • O ônus de efetuar o pagamento da perícia médica judicial, nas ações de benefícios assistenciais à pessoa com deficiência ou benefícios previdenciários decorrentes de incapacidade laboral é do vencido;
  • O pagamento dos honorários periciais limita-se a 1 (uma) perícia médica por processo judicial, e, excepcionalmente, caso determinado por instâncias superiores do Poder Judiciário, outra perícia poderá ser realizada.
  • A obrigação de antecipar o pagamento do valor estipulado para a realização da perícia cabe ao INSS, caso a parte tenha direito à gratuidade da justiça.

Leia mais em: Lei que altera as regras de pagamento das perícias judiciais do INSS é sancionada.

Além disso, a Lei 14.331/2022 incluiu a previsão de divisor mínimo no cálculo dos salários de benefício das aposentadorias, de 108 meses (art. 135-A da Lei 8.213/91).

Novos requisitos da petição inicial

A Lei 14.331/22 criou o art. 129-A na Lei 8.213/91, justamente para instituir requisitos nas ações de benefício por incapacidade.

O dispositivo traz o dever de observação dos seguintes requisitos na petição inicial:

  1. descrição clara da doença e das limitações que ela impõe;
  2. indicação da atividade para a qual o autor alega estar incapacitado;
  3. possíveis inconsistências da avaliação médico-pericial discutida; e
  4. declaração quanto à existência de ação judicial anterior com o objeto de que trata este artigo, esclarecendo os motivos pelos quais se entende não haver litispendência ou coisa julgada, quando for o caso;

Ademais, a petição inicial deverá ser instruída com os seguintes DOCUMENTOS:

  1. comprovante de indeferimento do benefício ou de sua não prorrogação, quando for o caso, pela administração pública;
  2. comprovante da ocorrência do acidente de qualquer natureza ou do acidente do trabalho, sempre que houver um acidente apontado como causa da incapacidade;
  3. documentação médica de que dispuser relativa à doença alegada como a causa da incapacidade discutida na via administrativa.

Modelos

Por fim, deixo aos colegas um modelo de petição inicial de concessão de benefício por incapacidade adequado aos requisitos da Lei 14.331/2022:

Você tem tido dificuldade de acompanhar todas as mudanças no direito previdenciário? 

Então, não deixe de acompanhar o Previdenciarista! Aqui trazemos conteúdos novos diariamente.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo