Está em tramitação na Câmara dos Deputados, o Projeto de Lei 1624/2022 que estabelece um novo critério de renda para a concessão do Benefício Assistencial (BPC/LOAS).

O BPC/LOAS é um benefício mensal no valor de um salário mínimo concedido aos idosos maiores de 65 anos de idade ou pessoas com deficiência que possuam a renda per capita da família inferior a 1/4 do salário mínimo.

O projeto tem autoria do Deputado Ivan Valente (PSOL-SP) e espera corrigir inconstitucionalidades introduzidas pela Lei 14.176/21. Dessa forma, a proposta estabelece o critério de meio salário mínimo de renda familiar per capita para a concessão do BPC/LOAS. Para o autor do projeto, o critério atual de renda de até 1/4 do salário mínimo não se sustenta do ponto de vista da proteção social. Além disso, o projeto estabelece que a avaliação social para a concessão do BPC/LOAS apenas pode ocorrer de forma remota, por videoconferência, em casos excepcionais.

O projeto segue em tramitação na Câmara, sendo analisado pelas comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; das Pessoas com Deficiência; de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Quer saber mais sobre o BPC/LOAS? Então, assista o vídeo:

Veja também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo