Em processos previdenciários é muito comum a necessidade de produção de prova pericial, seja uma prova técnica para avaliar atividades especiais, uma avaliação social ou uma perícia médica para avaliar incapacidade para o trabalho.

Por outro lado, também é comum que o pedido de prova pericial seja indeferido, principalmente nos casos de comprovação de atividade especial.

Nesta situação, você sabe qual o recurso cabível?

Agravo de instrumento para combater decisão que indefere prova pericial

Sim, o recurso de agravo de instrumento é apropriado para combater decisão que indefere a produção de prova pericial.

De acordo com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), no julgamento do Tema Repetitivo n º 988, “o rol do artigo 1015 do CPC é de taxatividade mitigada, por isso admite a interposição de agravo de instrumento quando verificada a urgência decorrente da inutilidade do julgamento da questão no recurso de apelação”.

Ou seja, cabe o agravo de instrumento em outras situações que não as previstas expressamente no rol do art. 1.015 do CPC.

Ao propósito, uma destas situações é justamente o indeferimento da prova pericial. Nesse sentido, destaco trecho de julgado que expõe exatamente este entendimento:

É cabível agravo de instrumento da decisão que delibera sobre o modo de realização da prova pericial, já que o confronto em apelação, quando já realizado o ato, tornaria inútil o julgamento posterior.” (TRF4, AG 5020367-73.2021.4.04.0000, 10/06/2022).

A importância da prova pericial para reconhecimento de atividade especial

Certamente quando o assunto é atividade especial, uma das dúvidas frequentes é quanto aos detalhes da sua comprovação.

As minúcias do PPP, quando deve-se apresentar o laudo, metodologias de aferição de agentes nocivos, avaliação qualitativa ou quantitativa, etc. Enfim, são diversas as questões técnicas que envolvem o reconhecimento de uma atividade especial.

Além disso, a realidade é que muitas vezes os empregadores não fornecem documentos completos capazes de demonstrar a realidade do ambiente laboral do segurado do INSS.

Por outro lado, o empregador pode já ter encerrado suas atividades sem a emissão de documentos para comprovação das atividades especiais.

É exatamente esse o contexto da importância da prova pericial.

Assim, seu indeferimento pode configurar cerceamento de defesa e, conforme já referido, deve ser combatido por meio de agravo de instrumento.

Modelo de petição

Por fim, deixo aos colegas advogados um modelo de petição de agravo para combater decisão interlocutória que indefere a produção de prova pericial:

Gostou do conteúdo ou tem sugestões? Deixe seu comentário. Muito obrigado!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo