Na sexta, dia 12 de fevereiro foi publicado o voto ministro relator, Dias Toffoli, sobre os embargos de declaração do Tema 709 do STF.

O voto do relator foi no sentido da modulação dos efeitos para garantir a continuidade do trabalho para quem teve decisão judicial transitada em julgado até o dia 23 de fevereiro de 2021. Ainda, o voto faz menção à irrepetibilidade dos valores alimentares recebidos de boa-fé, por força de decisão judicial ou administrativa.

O relator alterou ainda o texto da tese final de “suspensão” para “cessará o pagamento”. Isso significa que o trabalhador que continuar/voltar a desempenhar atividades com exposição a agentes nocivos após a concessão da aposentadoria especial terá apenas a cessação dos pagamentos do benefício e não o cancelamento da aposentadoria.

Por ser um plenário virtual, os demais ministros tem até o dia 23 de fevereiro para concluir o julgamento. O voto do relator, o ministro Dias Toffoli, por ser conferido aqui.

Confira a movimentação do julgamento. 

Aposentadoria especial: o que muda após o julgamento do STF

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Aposentadoria Especial: Tema 709 do STF e devolução de valores

Aposentadoria especial: Tema 709 julgado pelo STF, e agora?

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo