Como parte do plano de ação para reduzir a fila do INSS, o Ministério da Previdência Social e o Instituto Nacional do Seguro Social começaram, na última semana, a realizar mutirões de atendimento para fazer avaliação social e perícia médica. Por meio da Central de Atendimento, também foram iniciadas ligações aos segurados que estão na fila há mais de 45 dias visando orientar sobre o uso do Atestmed.

No mês de agosto, houve a redução na fila de requerimentos em 5,7%. De acordo com o Ministro da Previdência, a meta é que até o fim de dezembro “consigamos enquadrar os pedidos no prazo máximo permitido por lei, que é de 45 dias”.

Veja também: Pagamento do INSS começa nesta segunda (25/09).

Quantas pessoas estão na fila da perícia médica?

perícia médica

Até o mês de setembro de 2023, mais de 600 mil pessoas estão na fila de pedidos que aguardam por perícia médica para concessão do benefício por incapacidade temporária. A ação que visa ligar para os brasileiros que se enquadram nessa requisição, tem como objetivo reduzir a quantidade de requerimentos em andamento. 

Como são feitas as ligações?

As ligações são feitas pelo número com DDD de São Paulo: (11) 2135-0135. O contato, de acordo com publicação, é feito somente com as “pessoas que já têm perícia médica agendada há mais de 45 dias e que esperam a concessão de benefício por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença”. 

Dessa forma, o atendente propõe a troca da perícia presencial pelo envio do atestado médico. O segurado deverá anexar o documento no aplicativo ou no site Meu INSS.

Confira: INSS tem meta de R$ 20 bi em cortes com pente-fino.

INSS faz alerta sobre golpes

O Instituto Nacional do Seguro Social afirma que não faz contato para solicitar fotos, dados bancários e senhas. Na ligação, é o próprio Instituto que traz informações. Em caso de desconfiança, o segurado deve desligar o telefone e ligar para o número 135, na central de atendimento gratuita do INSS.

Para saber mais informações sobre as ações que visam diminuir a fila do INSS, entre outras notícias, acompanhe o blog do Previdenciarista.

Voltar para o topo