Nesta quarta-feira (16), a senadora Zenaide Maia (Pros-RN) pediu a contratação de peritos médicos terceirizados Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O objetivo da contratação é resolver a falta dos profissionais nas agências do INSS. Para a Senadora, é legal e necessárias para garantir o direito e o acesso aos benefícios previdenciários aos segurados.

De acordo com Zenaide Maia,  o povo brasileiro está sofrendo demais:

“Vamos ter um olhar diferenciado. Os mais carentes e vulneráveis deste país estão à deriva e a gente tem que fazer algo por esse pessoal.”

Perícias virtuais podem ser uma possibilidade para regiões sem médicos peritos!

Na mesma ocasião, o Senador Confúcio Moura (MDB-RO) também se pronunciou sobre a falta de médicos peritos nas agências do INSS. Para o Senador, a solução para o problema seria a realização das perícias de forma virtual nas regiões mais distantes. Isso porque, alguns municípios do país não contam com um médico perito à disposição nas agências. O fato ocasiona transtorno ao segurados, fazendo com que eles tenham que se deslocar para outras cidades para poder realizar a perícia médica.

Para o Senador, a contratação de médicos peritos terceirizados, também poderia ajudar na realização das perícias, enquanto não é realizado o concurso para os cargos.

Para que serve a perícia médica?

A perícia médica é um procedimento obrigatório aos segurados do INSS que desejam ter acesso a benefícios por incapacidade. Dessa forma, quem realiza é um médico habilitado do próprio Instituto.

O objetivo da perícia é comprovar a existência de doença ou algo que incapacite o trabalhador, seja total ou parcialmente, para exercer a profissão.

Nesse sentido, não deixe de conferir nossa série de vídeos sobre perícia médica previdenciária:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo