O Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF5) fez um alerta sobre a aplicação de golpes envolvendo o pagamento dos precatórios.
Segundo o Tribunal, os golpistas notificam os beneficiários informando sobre ações indenizatórias ou sentenças favoráveis dos processos que elas estão envolvidas. Os golpes estão ocorrendo por meio de mensagens telefônicas, correspondências e ofícios falsos de tribunais. Nelas, os criminosos se passam por escritórios de advocacia e associações. No momento da tentativa de golpe, é solicitada a realização de depósitos para liberação dos proventos de aposentadorias e precatórios.
O TRF5 informa que não envia correspondências ou comunicados de cobrança relacionadas aos processos que tramitam na Justiça Federal. Além disso, o Tribunal relembra que não é possível antecipar o pagamentos os precatórios. Dessa forma, a orientação os beneficiários ao receber uma mensagem que pareça ser um golpe, é para entrar em contato com o seu advogado, através dos meios oficiais, para esclarecer qualquer dúvida.
Por fim, o Tribunal informa que é possível acessar o Portal RPV/Precatórios do TRF5 para sanar dúvidas e obter informações sobre os pagamentos.
Com informações do TRF5.
Os Precatórios do INSS
Os precatórios previdenciários enquadram-se como de natureza alimentícia, de modo que possuem preferência na ordem de pagamento sobre os demais (art. 100, § 1º da CF) e possuem valor superior a 60 salários mínimos.
Assim, desde a aprovação da PEC dos Precatórios, a EC 114/2021, que estabeleceu um limite anual para pagamento de precatórios a partir de 2022, criou-se uma expectativa ainda maior quanto ao seu pagamento.
- Antecipação dos precatórios e a Resolução nº 303 do CNJ
- Conselho da Justiça Federal divulga liberação do pagamento dos Precatórios de 2021 do INSS
- Qual o novo limite para pagamento de RPV e Precatórios em 2022?
- CJF decide: advogados devem receber honorários destacados em precatórios de 2022
Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!
Prev Casos
Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!
Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS
Diretório de Advogados
Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.
Deixe um comentário