Nesta semana começou a circular nas redes sociais a informação de que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está fazendo o pagamento de um valor extra aos beneficiários do INSS em 2023. A informação é falsa. Entenda.

Confira também: 14º Salário do INSS: o que é? Foi aprovado? Confira!

O INSS pagou o 13º em novembro de 2023?

Os trabalhadores que se tornaram beneficiários do INSS depois de maio de 2023 (início do pagamento do 13º), não puderam contar com o abono anual antecipado. Dessa forma, eles receberam um valor equivalente apenas em novembro.

De acordo com publicação da Folha, essa quantia não é um abono extra; e sim o valor referente ao 13º do ano de 2023 para aqueles que se aposentaram depois do início dos pagamentos, que foram realizados em maio e junho. 

Veja também: Revisão da vida toda: Corte deve julgar o tema em 2024

Quando é depositado o 13º do INSS?

Geralmente as parcelas do 13º do INSS são depositadas nos meses de agosto e novembro. Porém, em 2023, “esse abono anual foi pago em duas parcelas iguais, nos meses de maio e junho, de modo adiantado”. O objetivo do adiantamento neste ano foi de aquecer a economia ao promover recursos em mercados locais.

É fake: o que circula nas redes sociais?

Começou a circular nas redes sociais uma desinformação em relação ao pagamento do 13º. 

Há publicações que afirmam que o pagamento foi efetuado em novembro com um “suposto novo 13º ou um abono extra para aposentados e pensionistas”. Essa informação é falsa. Segundo notas oficiais, os segurados que receberam as parcelas de maio e junho não têm direito a um novo depósito em 2023.

Confira a seguir: Salário mínimo de 2024 deve ser reajustado para R$ 1412

Como evitar a desinformação nas redes sociais?

O INSS já emitiu um comunicado alertando as pessoas sobre as datas de pagamento do décimo terceiro em 2023. Além disso, destacou que “não há renda extra a ser incrementada no pagamento de beneficiários e pensionistas do INSS este ano”.

Para evitar a desinformação nas redes sociais, o usuário deve consultar os canais de atendimento oficiais do Instituto ou buscar por um advogado previdenciário para ajudar com sua aposentadoria do INSS.

Veja outras notícias sobre o pagamento do 13º do INSS e conteúdos exclusivos sobre direito previdenciário aqui no blog do Previdenciarista. Agora, veja também o artigo completo sobre aposentadoria por idade

Voltar para o topo