Olá, pessoal! Vocês estão bem?

No blog de hoje apresento uma dica rápida e importante sobre o campo processual.

Para tanto, proponho a seguinte situação ilustrativa:

  • Sentenciada a procedência parcial da demanda, o INSS opõe embargos de declaração no terceiro dia do prazo. No dia posterior, o segurado interpõe recurso apelação.

Assim, questiono: há necessidade de ratificar a apelação interposta?

Desse modo, na vigência do Código de Processo Civil de 1973, havia o entendimento de que a ratificação era necessária, sob pena de não conhecimento do apelo.

A esse respeito, trago a Súmula 418 do Superior Tribunal de Justiça:

É inadmissível o recurso especial interposto antes da publicação do acórdão dos embargos de declaração, sem posterior ratificação.

Contudo, tal entendimento não foi recebido pelo CPC de 2015.

Dessa forma, a lei processual ora vigente possui expressa previsão quanto à desnecessidade de ratificação do recurso, percebam:

Art. 1.024. ~[…]

[…

§ 5º Se os embargos de declaração forem rejeitados ou não alterarem a conclusão do julgamento anterior, o recurso interposto pela outra parte antes da publicação do julgamento dos embargos de declaração será processado e julgado independentemente de ratificação.

Nesse sentido, cancelou-se a Súmula 418/STJ em 1º de Julho de 2016, na iminência da vigência do novo CPC, dando espaço à Súmula 579/STJ:

Não é necessário ratificar o recurso especial interposto na pendência do julgamento dos embargos de declaração, quando inalterado o resultado anterior.

Portanto, no cenário atual não há necessidade de ratificação.

E se os embargos de declaração alterarem a decisão?

Na hipótese de provimento dos embargos forem acolhidos, ainda que parcialmente, repercutindo em modificação da decisão, é possibilitada ao recorrente que já tiver interposto recurso a complementação ou alteração das razões recursais, nos exatos limites da modificação:

Art. 1.024. […]

§ 4º Caso o acolhimento dos embargos de declaração implique modificação da decisão embargada, o embargado que já tiver interposto outro recurso contra a decisão originária tem o direito de complementar ou alterar suas razões, nos exatos limites da modificação, no prazo de 15 (quinze) dias, contado da intimação da decisão dos embargos de declaração.

E aí, pessoal, vocês sabiam disso?

Por fim, vou disponibilizar alguns modelos de petição:

Grande abraço e até a próxima!

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo