O projeto de lei (PL 4365/2021), que estabelece novos prazos (de 30 a 90 dias) para que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) conclua a análise dos pedidos de benefícios previdenciários e assistenciais, tramita em caráter conclusivo.
De acordo com a Câmara dos Deputados, o PL será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. O projeto faz parte do plano para reduzir a fila do INSS. Entenda.
O que é o projeto de lei 4365/2021?
O projeto de lei 4365/2021 altera a Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991. De acordo com ementa do PL, o objetivo é reduzir prazo para a concessão de aposentadorias e benefícios, como:
- Aposentadoria por invalidez;
- Aposentadoria por idade;
- Aposentadoria por tempo de serviço;
- Aposentadoria especial;
- Auxílio-doença;
- Salário-família;
- Salário-maternidade;
- Pensão por morte.
Em novembro de 2023, a Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados aprovou o projeto.
Leia também: Adesão à paralisação de peritos do INSS não supera 20%.
Quais serão os novos prazos do INSS, de acordo com o PL?
Segundo a nota da Câmara dos Deputados, os prazos definidos para o INSS concluir essa análise passam a ser:
- 90 dias para as aposentadorias (exceto por incapacidade permanente) e para o benefício de prestação continuada da assistência social;
- 45 dias para o benefício por incapacidade temporária e a aposentadoria por incapacidade permanente, inclusive acidentários;
- 45 dias para o benefício de prestação continuada (BPC) à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprovem não possuir meios de prover a própria manutenção nem de tê-la provida por sua família;
- 60 dias para a pensão por morte, o auxílio-acidente e o auxílio-reclusão; e
- 30 dias para o salário-maternidade.
Confira a seguir: Comissão aprova aposentadoria de mães sem ter 15 anos de contribuição.
Hoje a legislação tem estabelecido que o primeiro pagamento desses benefícios seja efetuado em até 45 dias após a data da apresentação da documentação necessária à sua concessão.
Contudo, a exceção é o BPC, “que não tem um prazo determinado pela legislação”.
Fique por dentro das principais informações relacionadas ao prazo do INSS para concessão de benefícios previdenciários aqui no blog do Prev. Aproveite e confira também o conteúdo completo sobre benefício assistencial (Loas).
Deixe um comentário