A 2ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) decidiu que ajuda financeira não configura dependência econômica para concessão de pensão por morte.

O caso trata do pedido de concessão de pensão por morte de uma mãe após o falecimento do filho. Em primeira instancia, o pedido foi julgado procedente. No entanto, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) apelou da decisão ao TRF1. Para o órgão, a concessão não seria possível por conta da falta de comprovação da dependência econômica entre os dois.

Ao analisar o caso, o TRF1 concluiu que o falecido tinha qualidade de segurado, porém de fato não havia comprovação de que ele “contribuísse de maneira habitual e substancial para o sustento” da mãe. Ainda, o TRF1 destacou que, mesmo com as declarações das testemunhas, não foram apresentados nenhum documento para confirmar a dependência.

A decisão do Tribunal, foi unânime. Julgando extinto o processo em que a concessão do benefício foi julgada como procedente. Assim, o TRF1 destaca que caso a autora consiga comprovar a dependência, poderá postular a pensão por morte novamente.

 

Processo: 1010005-11.2019.4.01.9999

Com informações do TRF1.

Quer sabe mais sobre o tópico? Então, acesse também:

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

 


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo