O que é a Revisão da ORTN-OTN?
A Revisão da ORTN-OTN trata-se de pedido de correção, pelos índices de variação da ORTN/OTN, dos 24 salários de contribuição mais distantes entre os 36 considerados para fins de cálculo do salário de benefício.
Quem tem direito à Revisão?
Considerando a incidência da decadência que trata o art. 103 da LBPS, a tese não encontra mais aplicabilidade nem mesmo para pensões derivadas de benefícios que teriam direito à revisão, tendo em vista a nova diretriz jurisprudencial adotada pela Primeira Seção do STJ, que definiu que a concessão de pensão por morte não tem o condão de reabrir o prazo decadencial já exaurido do benefício recebido em vida pelo segurado.
Qual a linha argumentativa?
A Lei 6.423/77 previu a variação da ORTN como critério oficial de correção monetária. Todavia, a Previdência Social continuou a utilizar índices próprios para atualização dos salários, de forma que houve violação do texto legal, ensejando a revisão.
Existe precedente jurisprudencial?
Sim, a matéria se encontra já sumulada (Súmula nº 2/TRF4):
Para o cálculo da aposentadoria por idade ou tempo de serviço, no regime anterior à Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, corrigem-se os salários de contribuição anteriores aos doze últimos meses, pela variação da ORTN/OTN.
[button size=”medium_rd_bt” t_color=”#ffffff” b_color=”#ee5f00″ t_hover_color=”#ffffff” b_hover_color=”#d65500″ font_weight=”500″ url=”/?s=&cat=117″ target=”yes” position=”ta_center”]Ver mais petições previdenciárias[/button]
Deixe um comentário