O coronavírus (COVID-19) vem atingindo a todos de forma implacável, sem distinguir ninguém.

Nesse momento, é preciso seguir as recomendações das organizações de saúde para conseguirmos amenizar a crise e dar aos profissionais de saúde o tempo que eles precisam para tratar os enfermos e manter a pandemia sob controle.

Enquanto advogados previdenciaristas nós temos uma responsabilidade especial, visto que boa parte do nosso mercado é formado por pessoas que integram o grupo de risco da pandemia.

Isso afeta diretamente a entrada de novos clientes no escritório. Porém, não necessariamente afetará o trabalho de longo prazo do advogado.

E todo o trabalho contencioso do advogado, é um trabalho de longo prazo. Enquanto advogados que lidam diariamente com processos nós precisamos aprender a não ser imediatistas.

Lidamos todos os dias com processos que duram 2, 3, 5 anos. Portanto nós, mais do que ninguém, deveríamos saber tomar decisões de longo prazo. Assim como processos duram anos, escritórios de advocacia também precisam ser geridos para durarem muitos anos.

Evite, nesse momento, tomar decisões imediatistas. Pense no longo prazo.

A crise causada pelo coronavírus é passageira. Essa é a única certeza que temos. Não sabemos ainda quando vai passar e precisamos seguir as recomendações de saúde enquanto estivermos nesse período, mas sabemos que vai passar.

Por isso, você pode aproveitar esse período para:

 

Revisar benefícios pela revisão da vida toda

O Prev faz um cálculo de Revisão da Vida Toda em menos de 5 segundos e a plataforma funciona online. Então você pode acessá-la a qualquer momento, de qualquer lugar.

Aproveite esse período para reunir todos os casos previdenciários do seu escritório e revisá-los. Já imaginou quantos clientes seus que você atendeu no passado, podem ter direito à revisão hoje?

Para fazer a revisão, você só precisa do CNIS do cliente que pode ser obtido no MeuINSS. Se você tiver os documentos do cliente no escritório, ainda que cópias, também pode usá-los para calcular o novo benefício.

Ao final da pandemia e quando voltarmos a normalidade, você poderá chamar os clientes ao seu escritório e apresentar-lhes as propostas de revisão.

Saiba mais: Como fazer a revisão da vida toda no Prev?

Organizar operacionalmente seu escritório

Tem um arquivo muito grande? Aproveite para digitalizar os arquivos dos seus clientes e mandá-los para a nuvem na nossa plataforma.

Ao final da pandemia, você poderá devolver os documentos originais aos seus clientes.

Quanto menos documentos originais você tiver, melhor. A pior coisa que pode acontecer com um documento original de um cliente é o extravio.

Mandar esses documentos para a nuvem em tempos de processo eletrônico, garante mais segurança ao seu escritório sem prejudicar seu trabalho.

Saiba mais: Como enviar os documentos do cliente na plataforma?

 

Organizar financeiramente seu escritório

Ainda sobre a organização do seu escritório, e indo ao encontro do pensamento de longo prazo, não esqueça que seu escritório é uma empresa.

Não interessa se você trabalha sozinho ou se trabalha com 10 outros advogados. Se tem ou não tem estagiários. Seu escritório é uma empresa.

Como qualquer empresa, você precisa ter um bom fluxo de caixa. Nesse momento agora não é mais hora de fazer uma reserva de emergência. Você não faz um seguro de carro depois que bateu o veículo.

Porém, se você não tem caixa para emergência e nunca parou para pensar nisso no seu escritório, comece a planejar para o futuro. Crises acontecem e muitas delas são imprevisíveis. Toda empresa precisa de caixa. Aproveite esse período para, voltando à normalidade, começar a planejar o seu fluxo de caixa futuro.

Calcule quanto de custo mensal você tem no escritório. Algumas empresas guardam 3 meses de custo, outras 6 meses, outras 12. Não há receita de bolo, cada um conhece a realidade do seu próprio negócio, mas o ponto de partida fundamental para qualquer desses casos é saber quanto seu escritório gasta por mês.

Sabendo quanto sua empresa gasta por mês e depois que a crise passar, comece a guardar parte do seu faturamento mensal (5%, 10%, 20%…) para montar uma reserva de emergência. Aqui também não há receita de bolo, você é quem sabe como gerir o seu negócio e quanto pode guardar por mês.

 

Um exemplo prático: se o custo mensal do seu escritório é de R$8 mil e você deseja guardar 6 meses de custo como reserva, você precisa acumular R$48 mil para manter à sua disposição, com liquidez imediata.

Veja quanto por mês você consegue guardar para montar essa reserva. Você não precisa montar isso do dia pra noite. Se levar 3, 4 ou 5 anos para isso? Paciência. O ideal é que você comece assim que possível.

Você precisa pensar: “quantos meses eu preciso sustentar meu escritório sem faturamento?“. Esse número, multiplicado pelo custo mensal médio do seu escritório, vai ser sua reserva.

E atenção, reserva não é para pintar o escritório, comprar computador novo, fazer cartão de visita ou coisa do tipo. A reserva é para emergências, não para investir ou fazer novos gastos.

A reserva você vai usar caso estoure um cano no seu escritório de madrugada e você precise fechar o escritório por 2 semanas para reformar, por exemplo.

Escritórios com caixa, hoje, estão mais seguros e passando pela pandemia com maior controle e segurança.

 

Antecipar prazos

Embora os tribunais estejam suspendendo prazos, o processo eletrônico não para e continua acessível.

Aproveite esse período para cumprir antecipadamente alguns prazos que estejam abertos, ou aproveite para elaborar as petições que deverão ser protocoladas no retorno da suspensão.

Um prazo foi suspenso agora? Bom, ele vai ser reaberto após a crise. Aproveite e já o cumpra agora mesmo.

Não há um prazo aberto em algum processo? Pense 2 ou 3 etapas na frente e já organize a documentação desse cliente para cumprir os prazos que você sabe que serão abertos ao final da pandemia.

 

Pedir documentos aos clientes

Se você está em casa nesse momento em isolamento, provavelmente seu cliente também está.

Veja os casos que você tem parados hoje no escritório e aproveite para pedir os documentos ao seu cliente.

Porém atenção, obviamente ele não vai poder lhe entregar esse documento fisicamente nesse momento.

Peça para ele tirar fotos do documento com o celular. Muitas câmeras de celulares hoje tem resoluções muito boas, seu cliente pode simplesmente tirar uma foto do documento e lhe enviar por e-mail.

Recomendamos o e-mail pois o Whatsapp pode comprimir as imagens. Então embora ele tire uma foto boa, ela vai chegar ruim para você. Nesse caso, prefira o e-mail.

 

Protocolar novos casos

Nem o processo eletrônico, nem o MeuINSS estão parados.

Com seu escritório organizado, prazos cumpridos e documentos dos clientes no seu e-mail, nada impede o advogado de distribuir novas ações e protocolar novos pedidos nesse período.

Aproveite então para dar andamento ao que estava parado.

Na nossa plataforma você continuará encontrando petições atualizadas para lhe ajudar nessa tarefa.

Saiba mais: Como buscar petições no Prev?

 

Não pare nesse período

Aproveite esse período para organizar sua atividade, planejar o futuro e antecipar prazos.

Ao final dessa crise, você terá tudo organizado e pronto para voltar a atuar e, ainda, vai passar uma boa imagem ao seu cliente, pois mesmo nesse período difícil você está trabalhando com as ferramentas que possui ao seu alcance.

A equipe do Previdenciarista deseja a todos os seus assinantes, antigos assinantes, leitores, visitantes e suas famílias muito saúde e paz nesse momento. Vamos superar isso juntos e voltaremos muito mais fortes após esse período.

Nós não paramos. Continuamos trabalhando, mas com respeito às recomendações das organizações de saúde.

Estamos produzindo muito em casa, no home office, para que sua plataforma continue atualizada.

 

Tem mais dicas? Comente aí embaixo!

Acha que faltou algo? Tem mais dicas para compartilhar com outros colegas? Comente logo abaixo!

Voltar para o topo