O Supremo Tribunal Federal (STF) marcou o julgamento dos embargos de declaração da revisão da vida toda para o dia 3 de abril. De acordo com nota de hoje (25), da Folha de S. Paulo, os ministros vão julgar recurso da União contra a tese, “derrubada pela corte na última quinta-feira (21) ao discutir sobre duas ações de 1999”. Saiba mais. 

Julgamento dos embargos de declaração

O STF definiu para 3 de abril, o julgamento dos embargos de declaração da revisão da vida toda, sendo esse um instrumento jurídico para questionar pontos que não ficaram claros em um julgamento. Nesse momento, os ministros decidirão o que vai acontecer com as ações de quem entrou na Justiça para ter a correção do valor da aposentadoria, paradas desde o ano passado. 

Leia também: Seria o fim da revisão da vida toda?

STF derruba tese da revisão da vida toda

A última semana começou com um sentimento de esperança e terminou com decepção. Em sessão física, os ministros do STF, por sete votos a quatro, derrubaram tese que impacta diretamente na revisão da vida toda. Durante o julgamento, os ministros pautaram a constitucionalidade do artigo 3º da lei 9.876/99 e sobre a possibilidade de aplicar regras de transição quando mais benéficas nestes casos.

Quais são as últimas notícias sobre a revisão da vida toda?

A decisão tomada em sessão física no último dia 21, mesmo que não seja especificamente no processo da vida toda, impactou diretamente o julgamento favorável de 2022. Confira as últimas notícias relacionadas ao julgamento: 

  • Em dezembro de 2022, o STF considerou o modelo de cálculo de revisão constitucional;
  • Em março de 2023, o INSS pediu a suspensão de processos das teses relacionadas;
  • Desde julho de 2023, os processos estão suspensos por decisão do ministro Alexandre de Moraes, relator do caso;
  • No dia 11 de agosto, o STF iniciou o julgamento do recurso, contudo o ministro Cristiano Zanin Martins pediu vista e suspendeu o processo por até 90 dias;
  • Em novembro de 2023, o plenário voltou ao julgamento, mas a decisão final foi adiada para 2024, após o recesso do Judiciário;
  • O julgamento era para ter sido retomado em fevereiro, porém foi adiado novamente;
  • Em 21 de março, o STF derrubou tese da revisão da vida toda, sendo essa reviravolta uma derrota para os segurados.

Acompanhe o blog do Previdenciarista e confira os desdobramentos do caso da revisão da vida toda.

Voltar para o topo