A Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara dos Deputados promove, nesta quarta-feira (27), uma sessão para discutir os obstáculos enfrentados por idosos na contratação de empréstimos consignados junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O debate atende a requerimento do deputado Ricardo Abrão (União-RJ) e será realizado às 15 horas, no plenário 12.
Participantes convidados
A reunião contará com representantes de diferentes instituições, embora alguns ainda não tenham confirmado presença:
- Gilberto Waller Júnior (INSS)
- Rafael Baldi da Silva (Diretor-adjunto de Produtos, FEBRABAN)
- Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas – COBAP
- Ministério Público Federal – MPF
- Ministério da Previdência Social – MPS
- Banco Central do Brasil – BCB
Bloqueio de empréstimos e exigência de reconhecimento facial
Em maio, o INSS bloqueou automaticamente os empréstimos consignados de milhões de beneficiários da Previdência Social. A medida, segundo o deputado Abrão, tinha como objetivo combater fraudes, mas o desbloqueio passou a depender de reconhecimento facial pela plataforma Meu INSS.
Impactos para os idosos
De acordo com Ricardo Abrão, o procedimento digital tem dificultado o acesso de pessoas idosas, que enfrentam barreiras tecnológicas, problemas de conectividade ou desconhecimento sobre o uso de plataformas digitais.
“Apesar de a iniciativa ter como objetivo aumentar a segurança e evitar o endividamento abusivo, o bloqueio indiscriminado sem canais presenciais de resolução penaliza os idosos de baixa renda, que dependem do crédito consignado para complementar a renda, comprar medicamentos, manter a própria subsistência ou apoiar familiares”, afirmou o deputado.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.