Será que o brasileiro está se preparando para o futuro?

“Se eu tivesse um dinheiro para poupar, gastaria com minhas férias. Curtir mais, sou muito novo ainda”, diz Elisian Nascimento, gerente de loja.

Foi o que 49% dos entrevistados responderam. É a tendência, fazer economia para gastar a curto prazo. Mil brasileiros com mais de 25 anos foram entrevistados e 60% declaram que não se preparam adequadamente ou nem se preparam para aposentadoria, 36% dizem estar fazendo alguma poupança e 4% disseram não saber.

Outra constatação: o brasileiro espera viver, em média, mais 23 anos depois de se aposentar, mas as economias só dariam para metade desse tempo.

Quem nunca fez poupança para a aposentadoria apontou como principal motivo a falta de dinheiro por conta do alto custo de vida. Mas a pesquisa mostrou que quem se planeja terá uma renda quatro vezes maior do que aqueles que não se programam.

Apesar da falta de planejamento, o medo existe: “A maior preocupação é segurança. Eu quero estar seguro, mas no momento ainda não guardo um dinheiro para ter essa segurança”, afirma.

O certo, segundo o professor de economia, é que a pessoa deixe de fazer alguns gastos ao longo da vida e guarde, desde cedo, de 10% a 30% da renda. “O ideal é que a pessoa comece a pensar na aposentadoria nessa faixa de 25 a 35 anos. Se ele passou dessa fase, e está em 45, 50, 55 anos, é fundamental que ele entenda que o esforço dele vai ser maior”, ressalta José Matias-Pereira.

Roberto Fontenelle está a uma semana de se aposentar. Seguiu essa receita ao longo dos 37 anos de trabalho. “Vale a pena, porque tranquiliza. Você tem certeza que depois de tantos anos trabalhados, você vai ter um valor certo para viver”, afirma.

A pesquisa mostrou ainda que a falta de planejamento não é exclusividade dos brasileiros. Quase metade dos entrevistados, em 15 países, está despreparada para enfrentar a vida nova sem trabalho.

Fonte: Bom Dia  Brasil.

Voltar para o topo