Receita FederalOs bancos pagadores dos benefícios da Previdência Social estão enviando os comprovantes de rendimentos para a declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (DIRPF), ano base 2012. Estão sendo postados 4.337.772 extratos para aposentados, pensionistas e demais beneficiários em todo o Brasil.

Os comprovantes são enviados para a residência dos segurados cujo benefício mensal foi igual ou superior a R$ 1.637,12. O segurado que estiver nessa faixa de renda e não receber o documento até o dia 28 de fevereiro, poderá solicitar o envio por meio da Central 135, pelo site do Ministério da Previdência Social (www.previdencia.gov.br) ou nas Agências da Previdência Social.

A partir de 1º de março, os demonstrativos estarão disponíveis para todos os 30 milhões de benefícios, independente do valor, na página da Previdência Social na internet (www.previdencia.gov.br), em Agência Eletrônica: Segurados. Para ter acesso ao comprovante, clica em Lista Completa de Serviços ao Segurado e depois em Extrato para Imposto de Renda, na coluna Mais. É necessário informar o número do benefício, a data de nascimento, nome do beneficiário e o CPF. O documento também poderá ser retirado nas agências do INSS a partir de 1º de março.

Os segurados que já têm senha registrada deverão usá-la para ter acesso ao comprovante. Os que esqueceram o código de acesso deverão procurar uma agência da Previdência Social para fazer nova senha. Quem nunca teve senha terá acesso direto ao comprovante após preencher as informações solicitadas pelo site.

O demonstrativo ficará disponível na internet para todos os beneficiários do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) porque pode ser usado como comprovante de renda. A Receita Federal do Brasil (RFB) receberá as declarações entre os dias 1º de março e 30 de abril de 2013.

Fonte: INSS

Voltar para o topo