O montador Paulo Roberto Lopes dos Santos, 42 anos, está com dificuldade para conseguir um novo auxílio-doença do INSS.

Ele explica que, entre março de 2012 e janeiro deste ano, ficou afastado do trabalho por problemas de saúde. “Tenho tendinite, bursite e hérnia de disco”, afirma.

No começo deste ano, ele pediu uma prorrogação desse auxílio, que foi negada.

Como ainda não se sente recuperado, quer saber por que o INSS cortou o benefício e se o melhor caminho para tentar esse auxílio seria agendar uma nova perícia.

O INSS informou que o benefício foi cortado pois “não o considerou incapaz para exercer sua atividade profissional”. Caso não concorde com o resultado, o segurado pode entrar com um recurso na Junta de Recursos do INSS.

O recurso pode ser agendado no próprio site da Previdência, no endereço www.inss.gov.br. Na tela principal, é preciso clicar em “Agendamento eletrônico de atendimento”, que fica na caixa “Agência Eletrônica: Segurado”. Na tela seguinte, é preciso acessar “Agende seu atendimento aqui”, marcar a opção “agendar” e digitar o código de verificação.

Em seguida, o segurado deve escolher “Serviços Disponíveis do Grupo 1 – Benefícios” e procurar a opção “Recurso benefício por incapacidade”. Ao fornecer os dados solicitados, o agendamento será realizado.

O pedido de recursos só pode ser feito até 30 dias depois de ele receber a resposta negativa sobre o pagamento do benefício por incapacidade. O segurado ainda pode tentar a prorrogação do auxílio-doença com ação na Justiça.

Fonte: Agora São Paulo

Voltar para o topo