Da Redação (Brasília) – O Ministério do Trabalho e Emprego realiza entre os dias 8 e 11 de agosto a I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (CNETED). Após diversas Conferências regionais que contaram com ampla participação de toda sociedade, começam nesta quarta-feira (8), em Brasília (DF), os debates nacionais sobre o futuro do trabalho no país. O ministro da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho, participa da solenidade de abertura, às 16h desta quarta-feira. Confira aqui a programação.

O evento conta com o apoio de diversas entidades e instituições do governo federal, entre elas o Ministério da Previdência Social (MPS). Durante os quatro dias de evento, os participantes se dividirão em quatro eixos temáticos: Princípios e Direitos, Proteção Social, Trabalho e Emprego e Diálogo Social. O objetivo dos diversos grupos que se reunirão nestes eixos é debater políticas públicas para o setor e buscar soluções para problemas que ainda atingem os trabalhadores brasileiros como a informalidade e a segurança no trabalho.

O diretor do departamento de Políticas de Saúde e Segurança Ocupacional do MPS, Cid Pimentel, é um dos delegados do governo na CNETED e participa do Eixo Temático dos Princípios e Direitos no tema Saúde e Segurança no Trabalho. O diretor considera que o evento já é um sucesso dada à receptividade da sociedade. “Foram mais de três mil inscritos, isso já sinaliza que a iniciativa de promover ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis é de toda a sociedade”, destacou.

Histórico – A I Conferência Nacional de Emprego e Trabalho Decente (I CNETD) foi lançada em novembro de 2010, no Palácio do Planalto, com um público de centenas de delegados e delegadas representantes do mundo do trabalho em todo o país. A solenidade contou com a participação do então presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, do Ministro do Trabalho e Emprego, ministros convidados que integram o Comitê Executivo da Agenda Nacional de Trabalho Decente, representantes das centrais sindicais de trabalhadores e das confederações de empregadores.

A I CNETD tem por objetivo geral a promoção de um amplo debate no território nacional envolvendo a temática das políticas públicas de trabalho, emprego e proteção social, na perspectiva da construção e promoção de uma Política Nacional de Emprego e Trabalho Decente a partir das prioridades estabelecidas no Plano Nacional de Emprego e Trabalho Decente de 2010.

Local: Centro de Convenções Ulysses Guimarães- Setor de Divulgação Cultural, Eixo Monumental, Lote 05.

Informações para a imprensa

Natália Oliveira

(61) 2021-5321

Ascom/MPS

Fonte: MPAS

Voltar para o topo