A moradora de Mogi das Cruzes (SP) Marisa Ferreira dos Santos Sarto, de 52 anos, que há mais de dez anos tenta aposentadoria por invalidez, passou por avaliação de uma junta médica nesta terça-feira (21) na sede do INSS em Guarulhos, na Região Metropolitana de São Paulo. A mulher tem problemas de coração, luta contra um câncer, tem dores na coluna e já sofreu um acidente vascular cerebral (AVC). O drama de dona Marisa foi mostrado neste domingo pelo Fantástico.

Segurados aguardam avaliação para aposentadoria por invalidez.

Segurados aguardam avaliação para aposentadoria por invalidez.


Após a exibição da reportagem, na manhã de segunda-feira (20), Marisa recebeu uma notificação do INSS de Guarulhos solicitando que ela comparecesse à sede da previdência para  ser avaliada por uma junta médica. “Até chorar eu chorei. Não sabia se era realmente do INSS. Fiquei muito ansiosa e nervosa”, diz a mogiana.

Desde 2002 Marisa tenta se aposentar por invalidez e não consegue. Neste tempo, o máximo que ela conseguiu foram quatro auxílios-doença, um benefício provisório que é cancelado quando o INSS considera que a pessoa pode voltar a trabalhar.

Durante a perícia que aconteceu nesta terça-feira (22), em Guarulhos, a senhora foi examinada por uma junta médica com três profissionais de especialidade diferentes. “Hoje a situação dela é bastante complexa ela apresenta vários diagnósticos e por isso nós colocamos uma junta médica. Ela está sendo avaliada por três médicos e se o caso for de aposentadoria, que poderá ser, ela terá esse direito reconhecido”, explicou a Superintendente Regional do INSS, Dulcina Aguiar.

A superintendente também explicou porque os ex-servidores federais mostrados na reportagem do Fantástico conseguiram o benefício e a dona Marisa, que aparentemente sofre com vários problemas de saúde, enfrenta dificuldades para conseguir se aposentar. “O INSS é um regime geral de Previdencia Social e o Senado é um regime próprio de previdência. Eles estão ligados ao regime deles, diferente do nosso que é geral”, definiu Dulcina.

Avaliação

A avaliação com a junta médica durou cerca de uma hora, mas o resultado só sairá dentro de 10 dias, e virá pelo correio. “Foram três médicos. Eu acredito que agora eu consigo a minha aposentadoria. Desta vez foi diferente. Eu fiquei em pé e eles me examinaram. Desta vez o exame foi completo”, diz Marisa.

Fonte: Globo.com

Voltar para o topo