O sindicalista Enio Leite acusa um médico da perícia médica do INSS, que não sabe o nome, de suspender seus benefícios. Líder de produção da empresa Camargo Corrêa, na Usina Hidrelétrica de Jirau, Leite sofreu um acidente automobilístico em abril de 2012 e teve fraturas na clavícula esquerda, braço e perna. O acidente ocorreu na rua Alexandre Guimarães com a Rua 8, quando o trabalhador se dirigia para o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Estado de Rondônia (Sticcero), pois – na qualidade de sindicalista – iria tentar demover uma empresa a readmitir dezenas de trabalhadores que tinham sido demitidos. No trajeto de sua residência para o Sticcero, o sindicalista foi acidentado e, como consequência passou a receber seus vencimentos através do INSS. “Só recebi ate julho de 2012. Depois disso, o INSS não me pagou, pois um médico da perícia médica disse que estou apto para trabalhar”, afirmou.

Vendo-se impossibilitado de trabalhar, o sindicalista tentou de todas as formas mudar a opinião do médico sobre seu estado de saúde, porém todas as tentativas foram em vão. “Quero deixar registrado que em uma de minhas visitas o médico disse que quem mandava em seus laudos era ele e que ninguém podia fazer nada, determinando que retornasse ao trabalho”. Sem condições físicas para retornar ao trabalho, Enio achou por bem procurar um advogado e um médico para – provar que não tem condições de trabalhar e, ao mesmo tempo, receber os pagamentos, pois sua família está passando necessidades.

Com a contratação de um advogado, o sindicalista foi orientado a procurar um médico para fazer uma avaliação médica do seu estado de saúde. No último dia 11, o médico Juliano Bottura Picchi examinou o sindicalista e emitiu um Relatório Médico (Neurocirurgia) com o seguinte parecer. ” … Atesto para os devidos fins que o paciente acima (Enio Leite) citado está em acompanhamento neurocirúrgico. Trata-se de paciente com : LESÃO TRAUMÁTICA DO PLEXO BRAQUIAL ESQUERDO COM COMPROMETIMENTO DE TRONCO SUPERIOR, TRATADO DE FRATURA DE CLAVÍCULA ESQUERDA COM ORTOPEDIA, EVOLUI COM DEFICIT MOTOR COM MONOPARESIA EM MEMBRO SUPERIOR ESQUERDO EM REABILITAÇÃO COM FOSIOTERAPIA. O mesmo encontra-se inapto a exercer suas ativilidades laborativas para fins de tratamento médico adequado. Porto Velho, 11 de Janeiro de 2013. CID 10: S 14.3.

Assinatura e carimbo do médico Juliano Bottura Picchi.

O próximo passo a ser dado pelo sindicalista é fazer uma denúncia ao Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero), pois o denunciante está à disposição de qualquer autoridade para se submeter a exames e provar que está inapto para o exercício de sua profissão. “Gostaria de merecer uma atenção das autoridades de saúde para o meu caso, pois estou sendo vítima de um profissional que – ao que tudo indica – não tem o mínimo de senso e conhecimento profissional para emitir um parecer sobre o meu caso. Quero acreditar que a Drª Maria do Carmo, presidente do Cremero, tomará as providências contra o profissional médico do INSS, enquanto a Justiça vai se encarregar de restabelecer meu pagamento retroativo – visto que estou vivendo de ajuda financeira dos meus amigos, especialmente do sindicalista Toco, presidente do Sticcero, que não tem medido esforços para me ajudar”, finalizou o denunciante.

Voltar para o topo