policia-federal-emblemaEm dois anos, 74 pessoas foram presas suspeitas de crimes contra a Previdência Social no Maranhão. As quadrilhas usam documentos falsos e, assim, conseguem benefícios do INSS, às vezes, com a conivência de funcionários do instituto.

Nos últimos dois anos, a Polícia Federal (PF) abriu mais de 200 inquéritos para apurar crimes contra a Previdência Social. A maioria das fraudes foi para conseguir benefícios como aposentadoria, pensão por morte, amparo social a idosos e salário maternidade.

De acordo com o delegado federal, Cláudio Carvalho, as quadrilhas alteram dados, falsificam documentos e criam beneficiários fictícios para lesar a previdência. Ainda segundo a PF, as quadrilhas envolvem, quase sempre, funcionários de sindicatos de Trabalhadores Rurais, colônias de pescadores e, na maioria das vezes, funcionários do INSS. Do início de 2011 e até o final de 2012, a polícia prendeu 74 pessoas suspeitas de fraudarem a previdencia em São LuísImperatriz e Caxias. Destes fraudadores, 12 eram funcionários da previdência.

Há dois dias, a Polícia Federal de Caxias prendeu em flagrante 13 pessoas de duas quadrilhas, no momento em que elas se dirigiam para a mesma agência do INSS, em Teresina. São onze mulheres e dois homens. O bando é suspeito de falsificação de documentos, estelionato contra a previdência e formação de quadrilha. A quadrilha está presa Delegacia Federal de Caxias.

Fonte: Globo.com

Voltar para o topo