Nesta sexta-feira (12), o portal da Justiça Federal da 4ª Região (TRF4) publicou o caso de uma agricultora que conseguiu o direito de receber o salário-maternidade, que foi negado antes pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sob o fundamento de falta de prova da condição de trabalhadora rural. Confira mais informações. 

Mudança na decisão do INSS

Uma agricultora de Vidal Ramos, Alto Vale do Itajaí, reverteu a decisão do INSS e obteve o direito de receber o salário-maternidade, “negado pela autarquia sob o fundamento de falta de prova da condição de trabalhadora rural”. De acordo com o TRF4, a Justiça Federal em Rio do Sul entendeu que os documentos demonstram o exercício do trabalho agrícola,

Segundo o juiz Eduardo Correia da Silva, “os documentos juntados e as declarações escritas comprovam o exercício de atividade rural pela parte autora, nos 10 meses anteriores ao nascimento da sua filha”. Silva complementa: “o trabalho agrícola era indispensável à própria subsistência e ao desenvolvimento do núcleo familiar”.

Leia também: Pessoa com hanseníase pode se aposentar? Previdenciarista responde!

Agricultora apresenta os documentos 

De acordo com o processo, a criança nasceu em junho de 2022 e, duas semanas depois, a mãe requereu ao INSS o pagamento do benefício. Ela apresentou documentos para comprovar atividade rural, como contrato de comodato e notas fiscais, referentes à propriedade de seu sogro, onde morava e trabalhava com o marido. 

Contudo, o INSS negou o pedido, então ela entrou com uma ação perante o Juizado Especial Federal (JEF). De acordo com o juiz, “a autarquia previdenciária não logrou êxito em apresentar nenhum elemento em sentido contrário alegado labor rural […], seja na fase administrativa ou judicial”.

Testemunhas comprovam a condição de agricultora

As testemunhas também corroboraram a condição de trabalhadora na agricultura, mediante declarações à Justiça. Agora, “o INSS deverá pagar, com correção, os valores atrasados, correspondentes a 120 dias de salário-maternidade devidos desde a data do requerimento administrativo. A autarquia ainda pode recorrer às Turmas Recursais dos Juizados, em Florianópolis”.

Veja outras notícias sobre concessão de benefícios previdenciários no blog do Previdenciarista. Aproveite e confira agora a publicação sobre aposentadoria por idade

Voltar para o topo