A cabeleireira Edna Barros dos Santos, 65 anos, diz que pagou os três anos que faltavam para completar sua aposentadoria por idade, o que deu cerca de R$ 3.000, conforme orientação recebida no posto. No entanto, foi informada pela funcionária do INSS de que não receberia o benefício nem teria o pagamento devolvido. Ela afirma que tem 15 anos de pagamentos, mas que a servidora afirmou que o valor pago “não seria o suficiente”.

A cabeleireira explica que pagou o INSS até 1994, quando já tinha 9,5 anos de contribuições. Depois disso, ela só voltou a fazer pagamentos em 2009, já como autônoma. Ela pagou o INSS por mais um ano e meio, até que voltou ao posto, no ano passado, para saber quanto tempo ainda era necessário contribuir para pedir a aposentadoria por idade.

Esse benefício é pago aos 60 anos, para as mulheres, e aos 65 anos, para os homens. É necessário ter o tempo mínimo de contribuições. Atualmente, ele é de 15 anos, mas pode ser menor para quem começou a contribuir antes de 1991, dependendo do ano em que completou a idade mínima.

“Eu paguei o período que faltava e, agora, quero a minha aposentadoria”, diz a segurada.

Fonte: Agora São Paulo

Voltar para o topo