Aposentadoria remete a descanso, tranquilidade e a ter tempo para aproveitar as coisas boas da vida. Essa foi a intenção do torneiro ferramenteiro Arcione Mantovani, 55 anos, quando ele se aposentou, em 1998.

Mas os planos fugiram do controle não só pela necessidade de continuar trabalhando para ajudar os filhos a se estabilizarem economicamente como, e principalmente, pela valorização da mão de obra em sua área de atividade. A escassez de profissionais no mercado tem trazido de volta à ativa gente como Arcione, aposentado há 15 anos mas sempre com a agenda cheia de oportunidades a serem aproveitadas.

E

“Hoje em dia, os jovens querem fazer faculdade e têm uma infinidade de cursos para escolher. Ninguém mais pensa em formar carreira em uma metalúrgica, então áreas como a minha têm falta de trabalhadores”, comenta, reforçando sua afirmação com o exemplo dos próprios filhos. “Os meus dois mais velhos estão se formando em engenharia civil e o caçula ainda não se decidiu, mas com certeza não vai seguir o pai”.

De acordo com pesquisa da Vagas Tecnologia, do site vagas.com, 36% dos aposentados já receberam propostas de trabalho da própria empresa ou de concorrentes. “Falta mão de obra qualificada e a experiência adquirida pelos aposentados conta muito em diversos setores de atividade”, afirma Fernanda Diez, gerente de relacionamentos da Vagas Tecnologia. Segundo ela, os aposentados mais disputados são das áreas de engenharia, administração de empresas e vendas.

Arcione não é de nenhuma delas, mas acaba revelando que o cenário tem se repetido mesmo com aposentados de outras profissões. No caso dele, a opção tem sido por trabalhar em empresas de menor porte – atualmente, é funcionário de um amigo, mas já chegou a ter, inclusive, o seu próprio torno e trabalhar em casa.

“Logo que me aposentei essa foi a opção mais viável porque tinha um dos meus filhos junto na empreitada. Depois, fiquei sozinho e acabei desistindo. Mas foi aí que começou a ‘chover’ proposta de trabalho”, pontua.

Qualificação / Ainda segunda a pesquisa da Vagas Tecnologia, o aposentado mais visado pelo mercado é aquele que fez cursos de qualificação e, por que não, domina outros idiomas. “O profissional bem preparado tem uma visão de mercado que o torna muito atrativo para as empresas”, completa Fernanda.

Emprego também aumenta valor da aposentadoria

O aposentado que continua trabalhando no mesmo emprego ou que entrou em uma nova empresa deve contribuir para o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). A Justiça reconhece que essas contribuições extras devem ser incluídas no cálculo da aposentadoria.

Essa atualização no valor do benefício é conhecida como desaposentação.

Administrativamente, o INSS não admite um novo cálculo do benefício, porém, acata as decisões judiciais que determinam tal procedimento.

O STF (Supremo Tribunal Federal) deve decidir ainda neste ano sobre as regras da desaposentação.  Mais de 70 mil ações aguardam uma decisão.

“É um direito que o trabalhador aposentado tem. Todas as contribuições feitas ao INSS devem gerar algum incremento à aposentadoria”, afirma o advogado Theodoro Agostinho, especialista em ações previdenciárias.

Fonte: Rede Bom Dia

Voltar para o topo