Publicada hoje (02/10) no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 1.006 ampliou a margem de empréstimos consignados para aposentados e pensionistas.
Antes da MP, a margem de comprometimento de consignação máxima era de 30% para empréstimos e 5% para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito.
Agora, de acordo com a MP 1.006, a margem aumentou para 40% do valor do benefício.
Deste montante, 5% continua sendo destinado apenas para saque ou pagamento da fatura do cartão de crédito. Todavia, o novo limite ficará vigente para empréstimos concedidos até 31 de dezembro de 2020.
A medida visa aumentar a procura por crédito durante a pandemia, beneficiando as compras de final de ano.
É uma ajuda substancial para os aposentados, mas a suspensão do pagamento do empréstimo consignado e o décimo quarto salário ajudam e não oneram mais os parcos proventos dos idosos. O sr. Rodrigo Maia e outros políticos deveriam raciocinar que não foram os banqueiros que os colocaram no Congresso. Eles representam os eleitores e não os bancos. Se cada aposentado arrebanhar +1, serão aproximadamente 70 milhões de votos que poderão eleger ou derrotar até candidato à presidente. Portanto, aposentados uni-vos.