Certamente você já ouviu falar que os professores têm regras mais vantajosas na hora de se aposentar, não é mesmo?

Contudo, o que você talvez não saiba é que os professores possuem direito à reconhecer atividade especial.

Sim, tempo de serviço especial da aposentadoria especial de 25 anos, a mesma que trabalhadores expostos à agentes nocivos à saúde e integridade física.

 

Professor(a) possui direito à reconhecer tempo especial

Em primeiro lugar, é preciso relembrar que o Direito Previdenciário é baseado em um princípio chamado tempus regit actum.

Isso significa dizer que é a lei/norma aplicável é aquela vigente na data do exercício do trabalho.

Nesse sentido, a atividade de professor era considerada PENOSA, pelo Item 2.1.4 do Decreto 53.831/64.

Isso vigorou até a promulgação da EC 18/1981, em 08/07/1981, que criou a aposentadoria por tempo de contribuição do professor, com tempo mínimo de contribuição reduzido.

Assim, o tempo trabalhado como professor é considerado ESPECIAL até 08/07/1981.

Dessa forma, esse tempo especial é muito útil para os casos em que o professor não irá se aposentar pela regra da aposentadoria do professor, e sim pelas regras “normais” das aposentadorias dos demais trabalhadores.

P.S: É importante mencionar que o professor que mencionamos aqui é aquele que exerce o magistério na educação infantil, ensino fundamental e médio.

 

Jurisprudência

1. À luz do Decreto 53.831/1964, Quadro Anexo, Item 2.1.4, que regulamentou o artigo 31 da Lei 3.807/1960, a atividade de professor era considerada penosa, caracterizando a natureza jurídica da aposentadoria do professor como aposentadoria especial.

2. Com a promulgação da Emenda Constitucional 18/1981, marco temporal de constitucionalização da aposentadoria do professor, essa modalidade de aposentadoria ganhou a natureza jurídica de aposentadoria por tempo de contribuição, com redução de tempo.

(REsp 1799305/PE, Rel. Ministro MAURO CAMPBELL MARQUES, PRIMEIRA SEÇÃO, julgado em 10/02/2021, DJe 26/03/2021)

 

Modelo de petição

 

E aí, ficou com dúvida? Deixa teu comentário.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo