Nesta semana você viu aqui no Previdenciarista a denúncia sobre a quadrilha que vende acesso de contas do INSS para empréstimos consignados. Golpistas conseguem acesso do Meu INSS de aposentados e pensionistas e vendem essas informações para outras pessoas fazerem empréstimos. Por isso, trouxemos este artigo com tudo o que você precisa saber para se proteger. Saiba mais. 

Como identificar fraudes no Meu INSS?

De acordo com o JusBrasil, para identificar se você caiu em um golpe, acesse o site ou aplicativo do Meu INSS e siga os seguintes passos: faça seu cadastro/acesso através de login (número do seu CPF e senha); após entrar no site do INSS, acesse a opção extrato de pagamento de benefício e confira se há algum desconto indevido sendo feito.

Leia também: Saiba como dar entrada na aposentadoria: passo a passo.

Como proceder em caso de golpe?

Em nota publicada pelo Portal G1, o Ministério da Gestão e Inovação compartilhou orientações sobre como proceder diante do esquema, tanto para a prevenção quanto para descobrir eventuais fraudes. Confira:

  • Não aceitar ajuda de desconhecidos para mudar a senha no portal Gov.br;
  • Seguir o link de recuperação de senha, caso a senha cadastrada inicialmente não funcione;
  • Em caso de dúvidas, falar com um atendente pelo gov.br/atendimento.

Em mais um alerta, é recomendável confirmar se é possível acessar a conta de pessoa física no portal Gov.br. Caso a senha cadastrada originalmente ou o e-mail não garantam o acesso, há indícios de fraude. Além disso, “consultar com frequência o portal, para verificar se há irregularidades, é também uma medida de precaução”.

Fui vítima de fraude: quem devo acionar?

Segundo o JusBrasil, primeiramente procure um posto de polícia ou delegacia e faça um boletim de ocorrência. Além disso, vale fazer uma reclamação na instituição que está realizando os descontos. Você pode usar os canais de Atendimento ao Cliente- SAC (ou Ouvidoria). Não esqueça de solicitar e anotar os números de protocolos.

Agora, veja o passo a passo para excluir um desconto indevido: 

  • Acesse o site ou aplicativo do Meu INSS;
  • Faça seu login;
  • Clique em “novo agendamento/requerimento”;
  • Selecione “novo requerimento”;
  • Clique em “atualizações para manutenção de benefício”;
  • Selecione a opção “Exclusão de desconto de mensalidade de empréstimo” ou associação, conforme o caso.

Fique por dentro dos desdobramentos da fraude no Meu INSS aqui no blog do Prev. Continue nos acompanhando para ver outros conteúdos relevantes na área de direito previdenciário. 

Voltar para o topo