É comum o fato do trabalhador ter dúvidas após fazer um pedido de aposentadoria no INSS, como por exemplo: consultar o benefício do INSS pelo CPF em 2023. Por isso, hoje o Previdenciarista preparou esta notícia previdenciária especialmente para sanar essa questão.

Lembrando que, em 2022, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou Portaria que permite que as empresas consultem benefícios previdenciários dos empregados.

Veja também: 14º Salário do INSS: o que é? Foi aprovado? Confira!

Como consultar o benefício do INSS pelo CPF?

Em poucos passos você pode consultar as informações pertinentes ao seu benefício do INSS. Veja o passo a passo abaixo. Não é necessário ter em mãos o número do benefício, basta ter o número do CPF e a senha cadastrada no site Gov.br.

Se você é segurado do INSS e ainda tem dúvidas, consulte um advogado previdenciário e tenha o acompanhamento de um profissional de forma segura. 

Passo 1: Acesse o site do Meu INSS

O primeiro passo é acessar o site Meu INSS e clicar no botão indicado no lado esquerdo da página: “Entrar com gov.br”. 

Passo 2: Clique em Agendamentos/Requerimentos

O segundo passo é clicar em Agendamentos/Requerimentos para acessar a área do processo realizado. 

Passo 3: Informe os dados

O terceiro passo é informar os dados solicitados para o sistema identificar o processo. É simples, rápido e fácil. 

O que significa o status ou resultado de benefício informado pelo INSS?

Ao realizar a consulta a um pedido de benefício, seja de Benefício por Incapacidade, de Aposentadoria, Pensão por Morte, dentre outros, seu pedido pode constar com os seguintes status (fases de andamento):

  • Agendamento realizado: ao formalizar o pedido, lhe serão solicitados alguns documentos e, após apresentá-los, sua solicitação será concluída e seu pedido constará com o status “agendamento realizado”, ou seja, seu pedido já foi formulado e será enviado ao INSS para análise;
  • Pré-habilitado: essa é a etapa em que o INSS recebe a sua solicitação, porém, ainda não iniciou a análise de seu pedido;
  • Habilitado: esta etapa indica que seu pedido começou a ser analisado, passando por uma revisão eletrônica, uma espécie de “robô” do INSS que escaneia e confere as informações e documentos enviados;
  • Em análise CEAB ou CEAP: durante a análise, pode ser necessário a conferência humana de alguma informação ou documento que não pôde, por algum motivo, ser conferido pela Inteligência Artificial (o “robô”) do INSS. Assim, o pedido é encaminhado para a Central de Análise de Benefícios – CEAB ou para a Central Especializada de Alta Performance – CEAP, para que funcionários do INSS estudem melhor e mais detalhadamente os documentos fornecidos; 
  • Exigência: caso o INSS entenda que falta alguma documentação ou seja necessário prestar algum esclarecimento adicional, será lançado o status “exigência”, sendo aberto um prazo para que você cumpra o solicitado;
  • Deferido: isso significa que o seu pedido foi APROVADO e o INSS irá lhe conceder o benefício solicitado; 
  • Indeferido: significa que o seu pedido foi NEGADO. Quando um pedido é reprovado, o INSS informa o motivo dessa negativa, de modo que você poderá entender a decisão tomada e, caso entenda devido, apresente um recurso contra essa decisão.

Meu benefício foi concedido. Como saber quando e quanto vou receber?

Caso seu benefício seja concedido, você terá acesso à Carta de Concessão do benefício. 

Esse é o documento que prestará as informações sobre seu benefício, tais como TIPO e o Número do Benefício – NB concedido, a Data da Entrada do Requerimento – DER, a Renda Mensal Inicial (valor do benefício) e a Data do Início do Pagamento – DIP (início da vigência):

documento

Quanto ao pagamento do benefício, este lhe será efetuado a partir do mês seguinte à aprovação do pedido.

Nesse sentido, para maiores detalhes sobre a DATA PREVISTA para o pagamento de seu benefício, digite, na barra de buscas do Meu INSS por “Extrato de Pagamento”:

pagamento

Aberta a aba do Extrato de Pagamento, selecione o período para o qual deseja visualizar as informações. Para isso, basta clicar nas datas já existentes para editá-las:

extrtato de pagamento

Ajustadas as competências (datas), o sistema lhe mostrará o VALOR, o STATUS e a data de PREVISÃO DE PAGAMENTO do benefício:

Na mesma página, clicando na seta azul para baixo, ao final da linha, você terá mais detalhes quanto ao pagamento, inclusive com os dados bancários para onde será depositado o valor do benefício:

PREVISÃO DE PAGAMENTO

No exemplo acima, veja-se que o status/ocorrência do pagamento consta como “crédito não retornado”. Isso quer dizer que o benefício ainda não foi pago, já que possui data de previsão de pagamento futura.

Veja também: Como calcular quanto vou receber de aposentadoria? Passo a passo

O meu benefício foi negado pelo INSS ou concedido de forma errada. Como devo proceder? 

Caso haja a negativa de um pedido, ou, ainda que ele tenha sido deferido, você constatou um erro quanto ao tipo ou quanto ao cálculo do benefício fornecido, saiba que você pode recorrer da decisão.

Nesses casos, há duas alternativas: apresentar um recurso ao próprio INSS ou entrar com uma ação judicial de revisão de benefício.

Apesar de não ser obrigatória a contratação de um advogado para efetuar um recurso ao INSS, recomendamos fortemente que você busque um especialista em Direito Previdenciário, pois esse profissional será capaz de analisar detalhadamente o seu caso, bem como oferecer todas as orientações necessárias para, em sendo possível, reverter o resultado do pedido.

De todo modo, caso deseje realizar um recurso por conta própria, você poderá fazê-lo seguindo as instruções a seguir:

Atenção: o prazo para apresentar recurso é de 30 (trinta) dias a partir da ciência da decisão.

1. Acesse a plataforma Meu INSS e faça o login com seu CPF e senha do Gov.br

2. Em “Outros serviços”, clique em “+ Ver mais”;

3. Escolha a opção “Recurso”; 

Recurso

4. Selecione “Recurso Ordinário (Inicial);

Recurso Ordinário (Inicial)

5. Caso solicitado, atualize seus dados de contato;

dados de contato

6. Lhe serão prestados alguns esclarecimentos sobre o serviço de recurso. Leia atentamente as informações e clique em “Avançar”;

Avançar

7. Preencha os dados solicitados, lembrando de marcar com SIM a opção de “aceita acompanhar o andamento do processo”;

aceita acompanhar o andamento do processo

8. Nas “Razões Recursais”, descreva porque entende, legalmente, que possui direito ao benefício que lhe foi negado.

Razões Recursais

Caso a quantidade de caracteres não seja suficiente, ou, caso prefira, você poderá apresentar suas razões recursais juntando uma petição, em .pdf, clicando em  “ + ” no anexo 6. “Motivos pelos quais não concorda com a análise do INSS”;

Motivos pelos quais não concorda com a análise do INSS

9.  Anexe os demais arquivos necessários para a análise de seu recurso, nos respectivos campos enumerados;

Anexe os demais arquivos

10. Clique em Avançar para finalizar a solicitação. 

Depois disso, é só acompanhar a solicitação e aguardar a nova decisão do INSS quanto ao seu pedido.

Caso a negativa persista na nova decisão, será necessário ingressar com uma ação judicial. Nesse caso, é indispensável que você contrate um advogado para que possa lhe representar judicialmente e, assim, fazer valer todos os seus direitos.

Como saber se saiu o resultado do pedido do benefício no INSS

Em dúvida quanto ao resultado do seu pedido no INSS? Para isso, basta acessar o Meu INSS pelo site ou aplicativo para Android e iOS. Depois, clique em “Entrar com gov.br”, informe o CPF e senha e clique em “Entrar”. Em seguida, vá em “Consultar Pedidos”.

Continue acompanhando o blog do Previdenciarista e veja as principais notícias previdenciárias todos os dias! Aproveite e confira também o conteúdo completo sobre benefício assistencial

assine previdenciarista

Voltar para o topo