O ajudante Carlos Alberto França, 62 anos, diz que recebia uma aposentadoria por invalidez, mas afirma que o INSS cortou seu benefício porque ele perdeu uma perícia. Sem conseguir o rendimento, ele está morando em um albergue na região central da capital.

O ajudante conta que começou a receber o benefício em 2007, depois de ficar 11 meses internado com crises de epilepsia. Ele diz que ainda desmaia com frequência.

França afirma não ter contato com a família –é divorciado e não fala mais com a ex-mulher e com a filha. Seu pai morreu há cerca de cinco anos. “Quando fui avisado de que perdi o benefício porque faltei no atendimento, não soube o que fazer”, diz.

Procurado, o INSS afirma que tem registro apenas de que França pediu um benefício assistencial em 2007, que foi negado porque ele não compareceu ao exame médico na data agendada.

De acordo com o INSS, devido a seus problemas de saúde, o segurado pode voltar a pedir o amparo social –benefício que é pago aos trabalhadores e segurados do INSS que recebam até R$ 155,50. Para isso, ele deve agendar o atendimento no INSS. O agendamento pode ser feito pelo telefone da Previdência (o 135), pelo site da Previdência ou diretamente nos postos.

No dia agendado, será necessário apresentar o número do NIT (PIS/PASEP), a carteira de trabalho, o RG e o CPF.

Como o pedido de França é motivado pelo problema de saúde, ele deverá passar pela perícia médica do INSS para confirmar o direito ao benefício, que vale um salário mínimo (hoje, R$ 622).

Fonte: Agora São Paulo

Voltar para o topo