Foi aprovado nesta quarta (25), pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS), Projeto de Lei 3.670/2023 que incentiva a reintegração de idosos no mercado de trabalho e a isenção da obrigatoriedade do recolhimento do FGTS. O projeto é direcionado a empregados que já estão aposentados, mas continuam trabalhando. 

Segundo publicação do Senado, o texto “altera as Leis 8.036, de 1990, e 8.212, de 1991, para retirar a obrigatoriedade do recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária sobre a remuneração recebida por empregados aposentados; e a Lei 13.667, de 2018, para criar cadastro específico de vagas para aposentados no Sistema Nacional de Emprego (Sine)”. 

Hoje o Brasil tem 17 milhões de pessoas aposentadas que não estão inseridas no mercado de trabalho. 

Acesse também: Senado aprova aposentadoria integral para Polícia Civil.

Quem poderá deixar de recolher o FGTS com o Projeto de Lei?

Só poderão deixar de recolher o FGTS, segundo a Agência Senado, as empresas que, com a contratação de aposentados, tenham aumento do número total de empregados aposentados, considerando o mês de janeiro do ano da publicação da lei.

No entanto, na rescisão de contrato de trabalho com o empregado aposentado, a empresa fica livre de recolher o FGTS do mês da rescisão e ao mês anterior e também “do pagamento da indenização de 40% de todos os depósitos realizados durante a vigência do contrato”.

Veja também: Justiça libera R$ 2 bilhões para pagar segurados do INSS

De quem é a autoria o Projeto de Lei?

De autoria do senador Mauro Carvalho Júnior, do União mato-grossense, o objetivo é incentivar a inserção de idosos no mercado de trabalho ao deixar livre o recolhimento do FGTS e da contribuição previdenciária de empregados já aposentados. 

Segundo Mauro, “muitos idosos ainda possuem capacidade de trabalho, mas acabam sendo forçados a deixar seus postos”.  

Quais são os próximos passos?

Se não houver recurso para votação no plenário do Senado, o Projeto de Lei poderá seguir para a Câmara dos Deputados.

Acompanhe o desdobramento desta e de outras notícias no blog do Previdenciarista. Acesse também a publicação sobre aposentadoria por idade e fique por dentro de todas as informações sobre o assunto. 

Voltar para o topo