O segurado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que faz os próprios pagamentos e não vê a hora de se aposentar para se livrar das contribuições deve colocar a decisão na ponta do lápis para evitar um desconto muito grande do fator previdenciário, índice que reduz os benefícios por tempo de contribuição de quem tem pouca idade.

O Agora apresenta algumas simulações de quanto o autônomo receberia hoje e qual o valor do benefício que poderá ganhar se adiar o pedido por cinco anos. Para quem pensa em se aposentar ao preencher os requisitos mínimos para investir a grana na poupança, o consultor Newton Conde ressalta que a mudança na correção das cadernetas reduziu a vantagem desse tipo de investimento.

A opção de antecipar a aposentadoria pode ser vantajosa para quem trabalha com carteira assinada e ainda não pode sacar o saldo do FGTS. Como o pedido de benefício libera essa grana, o FGTS pode virar um investimento para garantir um pé-de-meia para quando o segurado decidir parar de trabalhar definitivamente.

Voltar para o topo