Será que o advogado tem que pagar o INSS?

Em primeiro lugar, é muito comum estarmos do ‘outro lado da mesa’ e orientarmos pessoas a respeito de suas contribuições e aposentadoria.

Porém, o cuidado e planejamento deve-se iniciar em causa própria, servindo também para orientar colegas advogados de outras áreas de atuação.

 

Sim, é obrigatório pagar o INSS!

A inscrição nos quadros da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) não é suficiente para considerar o tempo de serviço na aposentadoria ou para outros benefícios do INSS.

Dessa forma, é com o recolhimento de contribuição para o INSS que o profissional está protegido perante o Regime Geral de Previdência Social (art. 195 da CF).

Dentre os benefícios previstos estão aposentadoria, benefícios por incapacidade, salário maternidade, pensão por morte e etc. (art. 201 da CF).

É necessário ressaltar que a contribuição para o INSS não é uma faculdade, mas sim uma obrigação tributária.

Ou seja, o advogado que desempenha atividade remunerada enquadra-se como contribuinte obrigatório do INSS.

Destaco duas principais categorias:

  • Advogado autônomo
  • Advogado empregado

 

Modalidade de filiação

Em que pese a filiação ao INSS, existem diversas modalidades e formas de contribuição à previdência.

O advogado autônomo tem que pagar obrigatoriamente o INSS (art. 3º da IN 128/2022), por meio de guia de recolhimento da previdência social.

Atualmente, é possível a criação de sociedade unipessoal de advocacia, registrada na OAB e formada por apenas um advogado, conforme Lei 13.247/16.

A contribuição incide sobre sua remuneração limitada ao teto do INSS, com alíquota de 20 ou 11% sobre sua renda.

Por sua vez, no caso do advogado empregado, com vínculo CLT, aplica-se o disposto na Lei 8.906/94 (Estatuto da Advocacia).

No caso de vínculo empregatício, a contribuição incide com base no salário.

Além disso, a contribuição desconta-se tanto do empregador como do empregado, sendo o desconto realizado direto na folha de pagamento, com alíquotas progressivas a depender do salário.

 

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Prev Casos

Você tem alguma dúvida previdenciária? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um profissional de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo