1. Este artigo informa a queda de 46% na fila da perícia médica do INSS em oito meses.
  2. Com o programa de enfrentamento à fila, algumas medidas foram usadas para reduzir a fila.
  3. Entre as medidas estão: mutirão de atendimentos, pagamento de extras aos peritos, nomeação de novos candidatos e uso do Atestmed

A taxa de 46% é o que representa a queda da fila da perícia médica do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em cerca de oito meses. Em setembro do ano passado, 1.178.123 requerentes esperavam a data do agendamento para realização da perícia. Já em maio deste ano, a fila tem 636.911 pessoas. 

Em janeiro de 2024, o Ministro da Previdência, Carlos Lupi, disse que a fila nunca iria acabar. Saiba mais. 

Programa de enfrentamento a fila 

De acordo com o levantamento de dados, em setembro foram requeridas 492.203 perícias presenciais, enquanto em abril deste ano foram 466.594 pedidos. Segundo o jornal EXTRA, “há uma celeridade maior nos atendimentos, e não só redução da demanda, que caiu 5,2% comparando os dois meses”.

Leia também: Tabela de pagamento atrasado do INSS: veja as datas.

Medidas para acelerar os atendimentos

Em setembro de 2023, o governo federal enviou uma proposta de projeto de lei para reduzir a fila do INSS, logo depois do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS) ter sido criado em julho do mesmo ano, com o intuito de diminuir as filas de pedidos de aposentadorias, perícias médicas e pensões em atraso.

Agora, os dados recentes, ainda segundo a matéria publicada na imprensa, são os primeiros registros depois da implantação do programa, “que paga valores extras aos servidores por análises feitas além da capacidade operacional regular das agências”.

Nomeação de novos peritos médicos

O Ministério da Previdência destacou a nomeação de 1.276 candidatos aprovados em concurso público, com mil já atuando diretamente na análise de requerimentos de benefícios, e a realização de mutirões de perícia médica. Desde o ano passado, já foram realizadas 58.800 perícias em 418 mutirões por todo o Brasil (350 em 2023 e 68 em 2024). 

  • Queda na taxa da fila da perícia médica: dados atualizados destacam a diminuição de 46% nos últimos oito meses.
  • Programa de enfrentamento a fila: criado em julho de 2023, o programa conta com estratégias para reduzir a fila do INSS.
  • Medidas para acelerar os atendimentos: entre as ações estão o pagamento de extras a peritos, mutirão de atendimentos e o uso do Atestmed. 
  • Nomeação de novos peritos médicos: o Ministério da Previdência nomeou aproximadamente 1.200 candidatos aprovados em concurso público. 

Agora que você conferiu as informações atualizadas sobre a fila da perícia médica, confira outras notícias do blog do Prev e veja também os artigos completos sobre aposentadoria por idade e aposentadoria por tempo de contribuição

Voltar para o topo