Em entrevista realizada nesta quarta-feira (14), o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, afirmou que até junho deste ano, 100% das perícias médicas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão feitas pela internet, por meio do Atestmed. Veja mais informações nesta notícia. 

Como as perícias do INSS são feitas atualmente?

Hoje, quem precisa pedir o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) pode fazer o agendamento via Atestmed, pelo site ou aplicativo do Meu INSS. No entanto, o segurado que tem perícia marcada e deseja trocar o atendimento presencial pela análise documental, é orientado a comparecer a uma Agência da Previdência Social.

Qual é a mudança prevista na perícia médica?

De acordo com Carlos Lupi, o sistema vai substituir a perícia médica presencial com o envio on-line de atestados e laudos médicos “nos pedidos de benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e o Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência”.

Confira depois: Criança garante pensão por morte por período anterior do requerimento

Ministro explica porque ainda há agendamentos presenciais

Segundo o ministro da Previdência, atualmente, metade da demanda de perícias é atendida pelo Atestmed, ele explica: “porque as pessoas ainda estão com a cultura de marcar presencialmente”. Ainda de acordo com o ministro, com o Atestmed “todo mundo pode escanear e mandar (o atestado), que o próprio médico já deu”.

Essa medida, segundo o ministro, tem acelerado a fila do INSS. De acordo com dados atualizados do Instituto, o tempo médio de espera de pedidos de benefício chegou a 46 dias em janeiro.

Testes para perícias remotas em março

perícia médica remota

Na entrevista, Lupi também falou sobre a implantação da telemedicina (perícia remota), sendo essa uma das medidas do governo para o enfrentamento da fila.

De acordo com regras previstas na lei sancionada no fim de 2023 pelo presidente Lula, o atendimento à distância será utilizado em cidades com poucos médicos peritos ou onde o tempo de espera esteja elevado. Segundo nota, a relação de municípios deverá ser criada pelo Ministério da Previdência Social.

Acompanhe as principais notícias relacionadas ao direito previdenciário e benefícios do INSS no blog do Previdenciarista. Agora, acesse o artigo completo sobre aposentadoria especial

Voltar para o topo