Os beneficiários e segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que tiveram o beneficio suspenso ou cessado por conta da não realização da Prova de Vida, agora podem fazer a comprovação pelo site ou aplicativo do Meu INSS.

Segundo o DATAPREV, para ter acesso nessa modalidade de comprovação de vida, é preciso que o segurado tenha a sua biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Detran). Dessa forma, caso o beneficiário não possua esse cadastro, ainda é preciso realizar o procedimento no banco.

Essa funcionalidade já está disponível para esse grupo. Assim, basta acessar o Meu INSS e seguir os direcionamentos para realização da Prova de Vida Digital. Após a realização do procedimento o segurado reativa o seu benefício previdenciário na hora.

 

Passo a Passo da Prova de Vida Digital:

Confira abaixo o passo a passo para realizar o procedimento:

  • Primeiramente, acesse o aplicativo SouGov.br. Na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular, “Pendente” ou “Em Atraso”:

Prova de Vida Digital liberada aos acamados e idosos maiores de 80 anos

  • Agora, podem aparecer três situações na tela:
    • Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.
    • Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.
    • Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim.

Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

Prova de Vida Digital liberada aos acamados e idosos maiores de 80 anos

  • Então, leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para  ser direcionado para o aplicativo Meu gov.br:

  • Agora, no aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Digite o seu CPF e clique em “Avançar”, em seguida, digite sua senha e clique em “Entrar”:

  • Em seguida, clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:

  • Então, clique em “Permitir”:

  • Em seguida, siga as instruções do aplicativo para realizar a Validação Facial e depois clique no botão marcado para tirar foto. Após receber a mensagem de sucesso da Validação Facial, volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a situação da sua Prova de Vida:

Prova de Vida Digital liberada aos acamados e idosos maiores de 80 anos

Todas as instruções estão contidas no portal gov.br.

Anteriormente, o INSS publicou em sua página as instruções completas de como baixar o aplicativo e realizar o procedimento. Para visualizar, acesse aqui: Como faço para realizar a Prova de Vida Digital pelo aplicativo SouGov.br?

Por fim, para conferir o calendário atualizado da Prova de Vida 2021, acesse o nosso post aqui.

 

Para que serve a prova de vida?

Para a manutenção do pagamento de benefícios previdenciários, o segurado ou pensionista precisa fazer a comprovação de vida. Portanto, trata-se de um procedimento para evitar fraudes no INSS.

Em regra, o segurado ou seu representante legal deve comparecer à instituição bancária aonde saca o benefício. Entretanto, devido à pandemia da Covid-19, desde março de 2020, o procedimento se encontra suspenso.

Anteriormente, no canal do Prev, já publicamos um vídeo em que ensinamos detalhadamente o que é e como fazer a prova de vida:

Quer sabe mais sobre o tópico? Leia também:

Prova de Vida: Banco do Brasil disponibiliza ferramenta pelo aplicativo 

Pandemia: saiba tudo sobre a prova de vida digital do INSS

Divulgado calendário da Prova de Vida para os aposentados do INSS

Prova de Vida volta a ser obrigatória: veja o que fazer!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!

Voltar para o topo