Atualização: após a publicação desta notícia, o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou uma nova redução do teto de juros do empréstimo consignado para beneficiários do INSS, de 1,76% para 1,72% ao mês.

Nesta quarta-feira (28), o CNPS se reúne para avaliar a possibilidade de fazer mais um corte no teto dos juros do consignado para aposentados do INSS, idosos e pessoas com deficiência de baixa renda que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC).

Qual é a previsão do corte no teto de juros do consignado do INSS?

De acordo com o ministro da Previdência, Carlos Lupi, a taxa que está atualmente em 1,76% ao mês deverá cair para 1,72%. Em dezembro do ano passado, o CNPS aprovou redução da taxa de juros do crédito consignado do INSS para 1,80% ao mês, que caiu novamente em janeiro de 2024 para 1,76% ao mês. 

Além disso, de acordo com nota sobre o teto de juros, a opção na modalidade de cartão de crédito e cartão consignado benefício, hoje em 2,61%, “também deve cair na mesma proporção. Uma vez aprovado no colegiado, onde o governo tem maioria, os novos percentuais começam a valer em oito dias úteis”.

Leia a seguir: 13º salário do INSS de 2024 deve começar a ser pago em agosto.

Qual é o teto de juros do consignado do INSS?

O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou, em janeiro de 2024, por unanimidade, mais uma redução dos tetos de juros dos consignados para os beneficiários do INSS, de 1,80% para 1,76% ao mês. Já para as operações de cartão de crédito e cartão consignado, o índice máximo caiu de 2,67% para 2,61%.

Para consultar as taxas, basta acessar o portal do INSS ou o aplicativo Meu INSS. Nesses portais é possível conferir as taxas de juros praticadas pelas instituições financeiras no Brasil. De acordo com o INSS, “os segurados poderão consultar em qual banco a taxa de juros está mais favorável e fazer a portabilidade do empréstimo”.

Confira: Trabalhador volta ao emprego um ano após o fim de benefício e é demitido

Acompanhe o blog do Previdenciarista e fique por dentro das principais informações relacionadas com a aposentadoria do INSS. Agora, acesse também o conteúdo sobre aposentadoria especial

Voltar para o topo