A TNU afetou o Tema 326 como representativo de controvérsia, para definir a extensão da responsabilidade civil do INSS em determinadas situações. Entenda mais sobre essa discussão abaixo.

Controvérsia debatida

A discussão do Tema 326 teve início com o ajuizamento de ação por parte de aposentada do INSS, em face do INSS e da Associação Nacional de Aposentados e Pensionistas da Previdência Social – ANAPPS.

Por sua vez, o ajuizamento da ação se deu em razão da realização de descontos não autorizados em seu benefício previdenciário, a título de contribuição associativa. Em 1º e 2º grau o INSS foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais à Autora.

A condenação se justifica pois ao INSS cabe a administração dos benefícios previdenciários, bem como a operacionalização dos descontos, cujo controle é de sua responsabilidade.

Nesse sentido, veja-se o teor do art. 115, V, da Lei 8.213/1991:

Art. 115.  Podem ser descontados dos benefícios:

[…]

V – mensalidades de associações e demais entidades de aposentados legalmente reconhecidas, desde que autorizadas por seus filiados.

Questão submetida a julgamento

Diante da discussão acima, foi afetado no dia 19/04/2023 o Tema 326:

Definir se o INSS é civilmente responsável nas hipóteses em que se realizam descontos de contribuições associativas em benefício previdenciário sem autorização do segurado, bem como se, em caso positivo, quais os limites e as condições para caracterização dessa responsabilidade.

Nesse sentido, o Tema 326 está sob relatoria do Juiz Federal Odilon Romano Neto. Assim, a questão diz respeito à existência e aos limites da responsabilidade do INSS, nas hipóteses em que ocorre desconto de contribuições associativas em benefícios previdenciários, mediante consignação, sem a devida autorização do segurado.

Acesse aqui a decisão da íntegra!

Quer saber mais sobre as novidades do INSS para 2023? Então, assista o vídeo!

O final de 2022 e esse início de 2023 está sendo bem movimentado no mundo do direito previdenciário, com várias reviravoltas em revisões e novidades que afetam os segurados do INSS. Dessa forma, entre as grande novidades temos a aprovação da Revisão da Vida Toda e das Atividades Concomitantes. Além disso, tivemos debates muito importantes sobre a Aposentadoria Especial e mudanças que podem afetar a concessão do seu benefício.

Dessa forma, veja nesse PrevCast especial os principais temas e acontecimentos do direito previdenciário que você precisa ficar de olho!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo