A 10ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) garantiu o restabelecimento da Aposentadoria por Invalidez para uma lavradora com câncer de mama.

Em 2021 a segurada entrou com uma ação contra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Ela alegava que a aposentadoria por invalidez, paga desde 2009, foi suspensa após uma convocação para perícia médica. Ao ajuizar a ação, ela destacou que não estava em condições de retornar às atividades laborais como lavradora. Ainda, a segurada apresentou atestados médicos e solicitava o restabelecimento da aposentadoria por invalidez ou a concessão de auxílio-doença.

Ao analisar o caso, a Vara Judicial da Comarca de Loanda determinou o restabelecimento da aposentadoria por invalidez. Bem como, o pagamento dos valores vencidos desde a data da suspensão em janeiro de 2020. No entanto, o INSS recorreu ao TRF4, argumentando que a lavradora não estava incapacitada para o trabalho, devido ao regime de economia familiar.

A decisão do TRF4:

No entanto, ao julgar o processo, o TRF5 negou o recurso do INSS, mantendo a sentença da Vara Judicial de Loanda. Para o Tribunal, todos os requisitos para a concessão da aposentadoria foram preenchidos. Visto que, após análise dos documentos, o perito judicial concluiu que havia sim, a incapacidade parcial e permanente.

Ainda, o TRF4 entende que a idade avançada da lavradora, junto com o baixo grau de instrução e o histórico laboral braçal, tornam inviável a reabilitação profissional e a recolocação no mercado de trabalho. Portanto, cabe ao INSS implementar a aposentadoria por invalidez dentro do prazo de 45 dias.

 

Com informações do TRF4.

Quer saber mais sobre a concessão da Aposentadoria por Invalidez? Então, assista o vídeo!

A Aposentadoria por Invalidez é um benefício previdenciário por incapacidade concedido ao segurado que, em razão de alguma moléstia ou incapacidade, não pode mais exercer atividades laborativas

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site e blog do Previdenciarista!

Voltar para o topo