Nesta semana, em entrevista ao canal CNN, o presidente do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), Alessandro Stefanutto, disse que pretende agilizar os atendimentos de pedidos de concessão de benefícios previdenciários. A meta é que seja feito em 45 dias ainda neste ano. Já para 2024, a intenção é reduzir para 30 dias.
Veja também: Aprovado projeto de reintegração de idosos no mercado de trabalho.
Qual é o motivo do novo prazo dos atendimentos?
Segundo Stefanutto, essa ação faz parte das medidas escolhidas para reduzir a fila do INSS e otimizar os requerimentos de aposentadoria. Esse é um tema que está sendo debatido há alguns meses e, desde então, já houveram ações como:
- Mutirões de atendimento em todo o país.
- Pagamentos extras a funcionários do INSS que fizessem mais atendimentos.
- Perícia médica online.
- Ligação para pessoas que pediram requerimento do INSS.
Confira a seguir: Senado aprova aposentadoria integral para Polícia Civil.
Como o INSS conseguirá atingir o objetivo de 30 dias?
Perguntado sobre como serão as medidas para agilizar os atendimentos, Stefanutto afirma que o Instituto “prevê uma campanha de atualização cadastral […] A ideia é que as pessoas façam essa atualização a cada vez que passarem pelo INSS”.
Além disso, afirma que deseja troca de informações com outros órgãos, estados e municípios. Outro ponto que o presidente do INSS destacou, foi a “importância de elevar o quadro de funcionários do INSS para atender ao comando do governo federal de humanizar o atendimento”.
Acompanhe mais informações sobre o projeto de redução da fila do INSS aqui no blog do Previdenciarista. Confira também o conteúdo completo sobre aposentadoria por idade e fique por dentro das principais informações sobre o assunto!
Deixe um comentário