Ainda em março, os aposentados e pensionistas que venceram ação de concessão ou revisão de benefício previdenciário contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na Justiça podem ter direito de receber R$ 2,1 bilhões em atrasados. O valor foi liberado pelo CJF (Conselho da Justiça Federal)

Quantos aposentados e pensionistas serão beneficiados?

O pagamento das Requisições de Pequeno Valor (RPVs) beneficiará, apenas no mês de março, 130,4 mil segurados que venceram 99.709 processos, que foram liberados em alguma data de fevereiro. De acordo com nota, o valor é aproximadamente o dobro do que foi pago em janeiro deste mesmo ano. 

Onde o valor será depositado?

Sendo liberado aos segurados pelo TRF (Tribunal Regional Federal), o valor dos atrasados cai em contas abertas no Banco do Brasil ou na Caixa Econômica Federal. Ainda segundo publicação oficial, “o saque pode ser feito pelo segurado ou seu advogado”. Contudo, vale ressaltar que, para receber, é preciso que a RPV tenha sido liberada em uma data de fevereiro. 

Leia também: STF muda regra para autônoma receber salário-maternidade.

Como é feito o pagamento de precatórios e RPVs?

O pagamento de precatórios e RVPs é liberado pelo governo ao CJF, de acordo com o pedido feito pelo órgão da Justiça Federal. Em seguida, o conselho envia os valores ao TRF, responsável pelo processo na região onde o segurado acionou a Justiça contra o INSS. Importante, para saber se vai receber, o aposentado deve consultar o site do TRF de sua região.

Confira a seguir: TRF1: aposentadoria rural não é qualificada por tamanho da propriedade.

Se você deseja acompanhar as principais notícias relacionadas aos aposentados e pensionistas do INSS, continue nos acompanhando no blog do Prev. Aproveite para nos seguir nas redes sociais e conferir tudo em primeira mão. 

Voltar para o topo