O contrato de estágio se distingue de diversas formas do contrato de trabalho usual, comumente chamado de “CLT”. Uma das diferenças relevantes é que no contrato de estágio a empresa não está obrigada a recolher o INSS.

Contudo, o estagiário pode se vincular espontaneamente à Previdência Social e garantir seus direitos previdenciários. Entenda como a seguir.

Afinal, como funciona a contribuição previdenciária do estagiário?

Então, o estagiário pode se filiar ao INSS na condição de segurado facultativo (art. 13 da Lei 8.213/91). Conforme o próprio nome já nos revela segurado facultativo é aquele que não está obrigado por lei a pagar o INSS.

A princípio, se encaixam nesta situação todos aqueles que não desevolvem atividades econômicas, como os estagiários, estudantes, donos ou donas de casa, desempregados, etc.

Agora, para efetivar o pagamento existem duas formas: Preechimento do carnê ou emissão de Guia de Previdência Social (GPS) pela internet.

Como emitir a guia de pagamento do INSS para o estagiário?

Agora que sabemos que o estagiário pode pagar o INSS por meio da GPS, vamos mostrar como emitir ela.

1) Primeiramente, acesse o site do SAL – Sistema de Acréscimos Legais.

2) Em seguida, escolha a categoria de segurado, e preencha o seu NIT (o número está na Carteira de trabalho ou no CNIS):

3) Por fim, preencha a competência (mês que deseja pagar a contribuição) e o salário de contribuição (que é o valor que você deseja que a alíquota contribuição incida). Ao fim deve ser escolhido o código de pagamento, para entender cada um deles, clique aqui.

inss

4) Pronto! Agora basta clicar em confirmar e depois Gerar a GPS, que pode ser paga por Internet Banking, Bancos ou em Lotéricas.

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário!

Um forte abraço!

Quer se manter informado com as principais notícias no mundo do direito previdenciário? Então, não deixe de acessar o site do Previdenciarista!


Prev Casos

Você é segurado e está nessa situação? Então, acesse o Prev Casos! Clique AQUI e responda um formulário rápido e prático. Em seguida um dos advogados do nosso banco de especialistas vai entrar em contato com você!

Você é ADVOGADO(A)? Então, receba novos casos no conforto de sua casa ou escritório: Clique aqui para conhecer o PREV CASOS 

Diretório de Advogados

Você prefere escolher livremente um advogado de sua região? Então, basta acessar o nosso Diretório de Advogados. Clique AQUI. Assim, você encontra Advogados Previdenciaristas na sua região.

Voltar para o topo